Gabriel Menezes Costa

Atividade – Conclusão

Correção

Gabriel, sua conclusão apresenta os elementos essenciais da proposta de intervenção, como o agente, a ação e a finalidade. ✅ No entanto, a estrutura pode ser aprimorada para garantir maior clareza e coesão. ⛔ Na linha 6, você separou o sujeito do verbo de forma inadequada, o que compromete a fluidez da leitura. 🔁 Além disso, o papel do Ministério da Educação poderia ser mais bem especificado: que tipo de ação será realizada, como ela será executada e qual metodologia será adotada? Detalhar essas etapas fortalece a efetividade da proposta. A retomada da Constituição ao final do parágrafo foi uma decisão pertinente, pois reforça o compromisso com os direitos fundamentais. 🧠

✅ Nota: 9/10

Atividade – Argumentação

Correção

Gabriel, sua proposta está bem fundamentada e demonstra boa compreensão do problema. ✅ O uso da Constituição fortalece o argumento, e a proposta tem objetivo claro. 🔁 Ainda assim, alguns trechos ficaram excessivamente longos, o que compromete a clareza da intervenção. 🧠 Recomendo rever a pontuação para melhorar a fluidez e indicar com mais precisão os agentes envolvidos.
✅ Nota: 8/10

Atividade Argumentação

Correção

Gabriel, ao desenvolver sua argumentação, lembre-se de que não é necessário apontar soluções logo no início, como você fez na linha 11. Além disso, cada parágrafo de argumentação deve ser único, então não era necessário dar outro espaço de parágrafo na linha 15. É importante também utilizar conectivos e apresentar um contexto mais amplo (artístico, histórico, social, cinematográfico, filosófico, etc.) para embasar sua argumentação. Na linha 13, percebi que houve confusão entre “estar/está” e “esta”. Fique atento a essas questões de concordância.

Nota: 7/10

Atividade Argumentação

Correção

Gabriel, o seu parágrafo sobre a persistência da fome no Brasil apresenta uma introdução com boa fluidez e estruturação contextual. Contudo, faltou a tese com dois problemas bem definidos, o que é essencial para garantir coerência e condução adequada da argumentação nos parágrafos seguintes.

🔁 Sugestão de melhoria:

  1. Substituir o conectivo da linha 03 (ex.: “com isso”) por algo mais formal, como “diante disso”, “nesse cenário” ou “por conseguinte”.
  2. Encerrar a introdução com uma tese clara, que aponte dois problemas distintos, como por exemplo:

➡️ “Nesse sentido, percebe-se que a permanência da fome no Brasil decorre da má gestão dos recursos públicos, aliada à negligência estatal em relação à criação de políticas de segurança alimentar.”

Esse modelo também pode ser aplicado à sua segunda introdução, sobre os caminhos para combater a intolerância religiosa. Lembre-se de que a introdução deve conter os seguintes elementos:

❏ Contexto
❏ Conexão com o tema
❏ Inserção dos elementos do tema
❏ Indicação de dois problemas distintos

📌 Nota: 8/10

Atividade Introdução

Correção

Nas próximas atividades, prefira fazer a caneta para facilitar a leitura e correção, especialmente na digitalização do seu texto.

A sua introdução apresenta todos os elementos fundamentais que combinamos em sala de aula: há um contexto bem escolhido, a conexão com a realidade brasileira e dois problemas definidos na tese. No entanto, a linguagem ainda pode ser melhor lapidada para se aproximar daquela esperada em uma redação de excelência no ENEM, com mais formalidade, impessoalidade e fluidez.

💡 Utilizando as mesmas ideias que você trouxe e mantendo o contexto citado, aqui está uma sugestão de reescrita da sua introdução:

No longa-metragem “O Menino que Descobriu o Vento”, é retratada a trajetória de um jovem que, enfrentando adversidades como a pobreza e a escassez de recursos educacionais, encontra na escola e no conhecimento uma forma de transformar sua realidade e a de sua comunidade. Fora da ficção, o cenário brasileiro mostra-se semelhante ao apresentado na obra, uma vez que inúmeros jovens enfrentam obstáculos estruturais que comprometem sua permanência nas instituições de ensino. Nesse sentido, é evidente que a evasão escolar está diretamente ligada à necessidade de ingresso precoce no mercado de trabalho, bem como à ausência de políticas públicas eficazes de apoio à permanência escolar.

🔎 Nota: 6/10