Geovana Stéfani

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

1º SIMULADO – ENEM 2023

1º DIA
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REDAÇÃO
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REDAÇÃO

Promulgada em 1988, a Constituição Federal vigente assegura direitos fundamentais para democracia e vida digna de seus cidadãos. De maneira análoga a isso, o trabalho docente no Brasil enfrenta vários desafios e desvalorização, interferindo na harmonia do Estado brasileiro. Entretanto destacam-se dois aspectos importantes: a baixa remuneração salarial e a desvalorização social.

 Primeiramente é importante ressaltar que o trabalho docente É muito desvalorizado no Brasil devido à falta de investimento e descaso do governo. Dessa forma a baixa remuneração salarial dos professores dificulta a motivação interesse na área, atraindo cada vez menos aqueles que são qualificados e consequentemente levando a desvalorização profissional.

 Deve se abordar ainda, que os professores nem sempre são valorizar devidamente pela sociedade. Em decorrência disso, tal profissão que tem tamanha importância para o desenvolvimento do país, os profissionais que nela exercem, são confrontados diariamente com falta de reconhecimento, desrespeito e até mesmo violência, fatos que ocorrem dentro da sala de aula, Por pais ou responsáveis e em outros casos por autoridades. Nesse viés a desvalorização social afeta negativamente os professores e o bem estar dos mesmos.

 Diante dos argumentos supracitados,é dever do Governo Federal aumentar a remuneração salarial por meio de aprovações de leis que garantem um reajuste no salário considerando fatores econômicos e inflação. É papel do mesmo promover campanhas de conscientização e evento de premiação para o desempenho e dedicação dos professores. Nessa perspectiva é possível assegurar os direitos e maior valorização social e profissional.

Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita; O texto apresenta uma boa estruturação gramatical, com poucos erros ortográficos e de concordância. No entanto, há algumas falhas pontuais que podem ser corrigidas para aprimorar o texto.

Nota: 180 pontos

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema; O aluno apresenta uma compreensão satisfatória da proposta de redação, discorrendo sobre os desafios e a desvalorização do trabalho docente no Brasil.

Nota: 180 pontos

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; O texto apresenta argumentos relevantes sobre a desvalorização do trabalho docente, mas poderia aprofundar mais a análise e apresentar exemplos mais concretos para sustentar os pontos abordados.

Nota: 160 pontos

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; A argumentação do texto é coerente, mas poderia ser mais desenvolvida e organizada para fortalecer a linha de raciocínio.

Nota: 160 pontos

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos; O texto apresenta uma proposta de intervenção, mas poderia ser mais detalhada e abrangente, considerando a complexidade do problema.

Nota: 140 pontos

Total de pontos: 820 pontos

Observações: O texto apresenta uma boa estrutura geral e aborda os principais pontos relacionados à desvalorização do trabalho docente no Brasil. No entanto, é importante aprimorar a argumentação e a proposta de intervenção para atingir um nível mais elevado de desenvolvimento do tema. Além disso, é fundamental prestar mais atenção à norma padrão da língua escrita, evitando erros gramaticais e de concordância.

Atividade 03Conclusão

Correção

A conclusão possui grande parte dos elementos necessários e está bem escrita. Entretanto, é possível torná-la ainda mais efetiva se aplicarmos as teorias apresentadas na última aula em relação à conclusão. Sucesso nos estudos!

Nota: 7/10

Atividade 02Desenvolvendo Teses

Correção

A crase na segunda atividade sobre caminhos para combater a exploração trabalhista no Brasil, na linha 6, está incorreta. O termo “esforços” na linha 7 está incorreto também. Seria possível reformular a tese para que ela ficasse mais formal. Veja o exemplo: “Tais como a precariedade do trabalho, que normalmente se estende à exaustão devido às altíssimas cargas horárias, bem como a desvalorização da remuneração de grande parte da força de trabalho brasileira.” O mesmo fenômeno acontece na atividade sobre caminhos para combater o preconceito de classes sociais no Brasil. Seria interessante também reformular essa tese. Veja o exemplo: “Há pouco investimento estrutural e profissional do setor educacional brasileiro, fato que se soma à negligência do Estado em relação às populações marginalizadas.” Por fim, na última atividade sobre caminhos para promover a inclusão digital no Brasil, na linha 7, seria interessante alterar o trecho para “acesso ao espaço virtual”.

Nota: 6/10

Atividade 01Desenvolvendo Teses

Correção

Na primeira atividade, lembre-se da crase em “[…] ainda não tem acesso à assistência” e na sequência “[…] devido à falta de profissionais”; Os problemas estão muito bem definidos, excelente.

Nota: 9/10

Atenção, na segunda atividade, para a concordância: “os estados […] se destacam”; Eu talvez substituiria “chegando a ser cruel” por “evidenciando a lastimável negligência governamental e a completa falta de apoio social”.

Nota: 8/10