Isabelle Silva

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

9.2/10

Redações Finais

Isabelle quando for fazer a redação do Enem procure planejar o texto antes de começar a escrita sobretudo quando fizer o rascunho na sua redação sobre estratégias para erradicar o desemprego estrutural a introdução ultrapassou sete linhas, isso eventualmente pode prejudicar o desenvolvimento sobretudo do segundo. A escolha da revolução industrial para contextualização da introdução com a escolha muito bem acertada e a tese também está muito bem desenvolvida.

O uso da Constituição Federal no primeiro argumento funciona bem mas parece que nesse caso em especial ele ficou apagadinho nas três últimas linhas.Talvez fosse possível aproveitar melhor e expandir o uso desse contexto no parágrafo.

Competência 1 (Domínio da Língua): 200 pontos

Competência 2 (Compreensão da Proposta): 200 pontos

Competência 3 (Organização de Ideias): 160 pontos

Competência 4 (Mecanismos Linguísticos): 200 pontos

Competência 5 (Proposta de Intervenção): 160 pontos

Nota: 920/1000

9.4/10

Redação – Recursos Naturais e Desenvolvimento Sustentável

É ótimo ver o progresso em suas redações, e estou feliz por poder oferecer feedback positivo. Aqui estão algumas considerações finais antes do Enem:

Introdução e Escolha de Conteúdo: Parabéns por citar o “Canto de Regresso à Pátria” na introdução. Sua introdução está bem desenvolvida, e a escolha dos problemas é excelente.

Primeiro Argumento: Sugerir a inclusão de exemplos contemporâneos no primeiro argumento é uma ideia valiosa para estabelecer um paralelo mais próximo da realidade atual. Isso tornaria sua argumentação ainda mais sólida. Segundo Argumento: Utilizar a Constituição como argumento coringa é uma excelente escolha, e a contextualização nesse parágrafo é destacável. Isso contribui para a força do seu argumento.

Conclusão: Sua conclusão, embora simples, é funcional. É importante notar que na linha 25 da conclusão, a palavra “ministério” está sem acentuação gráfica. Certifique-se de revisar a ortografia ao passar a limpo. Continue aprimorando sua redação e revisando cuidadosamente a ortografia. Você demonstrou um bom domínio das competências essenciais, e estou confiante de que terá um bom desempenho no Enem. Parabéns por todo o seu esforço e dedicação!

Nas avaliações das competências, sua redação obteve as seguintes pontuações:

Competência 1 (Domínio da Língua): 180 pontos

Competência 2 (Compreensão da Proposta): 200 pontos

Competência 3 (Organização de Ideias): 200 pontos

Competência 4 (Mecanismos Linguísticos): 200 pontos

Competência 5 (Proposta de Intervenção): 180 pontos

Nota: 940/1000

Aula 58 – Prática de Argumentação

Aula 54 – Prática de Conclusão

Aula 50 – Prática de Introdução

9/10

Tema: Segurança Pública no Brasil

A crase na linha 21 está inadequada. Perceba que a palavra “menores” está no plural, logo você deveria utilizar “aos”. A linguagem do texto de maneira geral está bem desenvolvida, não sendo excepcionalmente construída, mas cumpre todos os propósitos necessários para uma boa redação.

No entanto, a tese poderia ser mais detalhada e bem desenvolvida. Quando menciono “novas estruturas”, é mais produtivo detalhar a relação do que é estruturalmente necessário. Isso inclui investimentos em infraestrutura, tecnologia e capacitação de agentes de segurança, bem como uma abordagem multidisciplinar que envolva educação, saúde e inclusão social.

A argumentação está bem desenvolvida e apresenta elementos das várias áreas relacionadas à segurança pública, como a pesquisa da OMS que destaca o impacto da violência na saúde pública. No entanto, o segundo parágrafo parece tímido em relação aos contextos citados, necessitando de mais dados e exemplos concretos para fortalecer o argumento.

A conclusão, sem dúvida, é o calcanhar de Aquiles do seu texto. Ela deve retomar de forma mais enfática a tese apresentada, resumindo os principais pontos de argumentação e fornecendo uma perspectiva clara sobre as soluções e a importância de enfrentar os desafios da segurança pública no Brasil.

No geral, sua redação apresenta uma estrutura coerente e argumentação satisfatória, mas há espaço para aprimoramentos na tese, no desenvolvimento do segundo parágrafo e na conclusão para uma melhor coesão e clareza do texto.

Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 200

Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 200

Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160

Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200

Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 140

Total: 900 pontos

2º SIMULADO – ENEM 2023

1º DIA
0
2º DIA
0
REDAÇÃO
0

REDAÇÃO – 2° SIMULADO

Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta (200 pontos): O texto apresenta um domínio exemplar da norma culta da língua portuguesa. A escrita é clara, precisa e com pouquíssimos erros gramaticais ou de ortografia.

Competência 2 – Compreender a proposta da redação (200 pontos): O autor demonstra uma compreensão completa e profunda da proposta da redação, abordando todos os aspectos solicitados de forma coerente.

Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações (200 pontos): O texto apresenta uma seleção de informações precisa e bem relacionada. A organização das ideias é exemplar, e a interpretação das informações é sofisticada e profunda.

Coesão textual (160 pontos): A progressão de ideias é fluida e natural, com conectores adequados para guiar o leitor através do texto. A estrutura do texto contribui significativamente para a coesão geral.

Proposta de intervenção (160 pontos): A proposta de intervenção é excepcional e aborda de forma prática e detalhada a solução para o problema apresentado. Ela é viável e realista, demonstrando um profundo entendimento da questão.

 

Total: 920 pontos

Aula 46 – Prática de Argumentação

Aula 43 – Prática de Argumentação

1º SIMULADO – ENEM 2023

1º DIA
0
2º DIA
0
REDAÇÃO
0
9.4/10

Aula 34 – Redação

Isabelle, a contextualização e o uso de conectivos em sua introdução estão perfeitos. No entanto, a tese poderia ser melhor construída. Veja o exemplo:

‘Entretanto, o acesso à saúde pública brasileira ainda enfrenta problemas, principalmente relacionados à estrutura completamente deficitária e à ausência de profissionais capacitados para atuar nessa área.’

Uma reconstrução interessante também pode ocorrer nas linhas 14 e 15. Veja: ‘Assim, a carência de estrutura, insumos e equipamentos necessários para um atendimento pleno e digno à população assola a sociedade, comprometendo de maneira veemente a saúde pública brasileira.’

Competência 1 – 180 pontos: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 180 pontos: Demonstra boa compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma coerente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 180 pontos: Demonstra capacidade mediana de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, mas com algumas inconsistências ou limitações na articulação.

Competência 4 – 200 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 200 pontos: Elabora de forma satisfatória proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação mediana à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 940/1000

8.6/10

Aula 32 – Redação

Isabelle, sua introdução possui todos os elementos fundamentais e está bem desenvolvida. Na linha 8, a palavra “tem” deveria ser acentuada com acento circunflexo para revelar que está no plural. A sua tese poderia ser um pouco mais formal. Veja o exemplo a seguir:

“… uma vez que a falta de investimento estrutural é nítida e se agrava diante da falta de acesso por uma relevante parcela do sistema ao ensino público.”

Na linha 16, o traço não deve ser utilizado se for precedido de ponto final. Na linha 17, o último termo deveria ser “segregadoras”.

Competência 1 – 180 pontos – Demonstra ótimo domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com raros desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 200 pontos – Demonstra excelente compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma consistente argumentos relevantes e com total domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 160 pontos: Demonstra boa capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, porém com algumas inconsistências ou limitações na articulação.

Competência 4 – 140 pontos: Articula de forma satisfatória as partes do texto, com algumas repetições, e apresenta um repertório razoavelmente diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 180 pontos: Elabora de forma muito boa proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada de maneira adequada à discussão desenvolvida no texto.

Nota: 860/1000

Atividade 07 – Conclusões

Correção

Isabelle, suas atividades de conclusão estão excelentes. Todas elas desenvolvem bem e cumprem aquilo que foi proposto. No entanto, a primeira conclusão, que aborda a temática da alimentação saudável, parece um pouco repetitiva. Talvez seja possível evitar algumas repetições ou reformular alguns trechos para torná-la mais fluida.

Nota:  9/10

Atividade 06 – Argumentação

Correção

A tese de sua introdução, no trecho final, parece tangenciar o tema. Afinal, o tema trata-se essencialmente de saneamento básico e não desigualdade social. Planeje sua redação antes de escrever – reserve alguns minutos para pensar sobre o tema e organize suas ideias em um esquema ou mapa mental. Isso ajudará você a ter uma visão clara do que deseja escrever e a organizar suas ideias de maneira coerente.

O uso da obra “O Cortiço” foi uma excelente escolha. Sempre que possível, cite mais detalhes da obra, como o autor (Aluísio Azevedo), a data de publicação (1890) e a escola literária (naturalismo).

Nota: 9/10

Atividade 05 – Argumentação

Correção

Ao final de seu parágrafo, seria muito produtivo apresentar mais elementos do tema, por exemplo: […] essa área, estigmatizando e deixando os indivíduos portadores de transtornos mentais à margem do direito público e da verdadeira participação social.

Nota: 9/10

Atividade 04 – Introduções

Correção

A introdução está excelente, e possui todos os elementos fundamentais necessários. Sucesso!

Nota: 10/10

Atividade 03Conclusão

Correção

A conclusão está bem desenvolvida. Atente para palavras vagas que fazem sentido em sua leitura, mas para outros leitores não, já que somente você possui a informação completa que desejou passar, a palavra “assunto, por exemplo, está sem referente. O trecho em relação a punição também está um pouco vago.

Nota: 8/10

Atividade 02Desenvolvendo Teses

Correção

A atividade sobre caminhos para se combater a exploração trabalhista no Brasil está excelente não tem nada que precisa ser alterado; só lembre-se de colocar o ponto final quando encerrar o parágrafo.

Já na atividade seguinte sobre preconceito de classes sociais é bom tentar evitar o termo brasileiro, já que na frase anterior ,que já estava pronta, é citado “classes sociais brasileiras”.

Por fim, na última atividade antes do termo “lamentavelmente” é necessário uma vírgula para que a vírgula seguinte fique correta.

Nota: 9/10

Atividade 01Desenvolvendo Teses

Correção

Na primeira atividade eu substituiria “totalmente insuficientes” por lamentavelmente insuficientes; Na sequência parece que as ações são menosprezadas, mas na verdade são os indivíduos portadores de transtornos mentais que são menosprezados, verifique a concordância.

Nota: 8/10

A segunda tese, embora simples, está muito bem estruturada. Excelente.

Nota: 10/10