João Pedro Rocha

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

9.4/10

Redações Finais

Formalização da Introdução: É possível aumentar a formalização da introdução. Veja um exemplo: 

“A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada em 1948 e em conformidade com a Constituição Federal Brasileira de 1988, assegura o direito ao bem-estar social de todos os indivíduos. Entretanto, […]”

Qualidade Geral da Redação: Sua redação sobre desemprego estrutural é notavelmente forte, tanto na organização dos parágrafos quanto na escolha de contextos relevantes. Isso demonstra um entendimento sólido do tema e da estrutura textual. Conclusão: A única área que pode ser aprimorada é a conclusão. Embora funcione bem, pode ser mais assertiva e sintetizar os pontos-chave de forma mais impactante.

Nas avaliações das competências, sua redação obteve as seguintes pontuações:

Competência 1 (Domínio da Língua): 200 pontos

Competência 2 (Compreensão da Proposta): 200 pontos

Competência 3 (Organização de Ideias): 200 pontos

Competência 4 (Mecanismos Linguísticos): 200 pontos

Competência 5 (Proposta de Intervenção): 160 pontos

Nota: 940/1000

8.8/10

Redações Finais

Introdução e Conectivos: Sua introdução é muito bem desenvolvida, e a escolha da Revolução Industrial está relacionada à questão ambiental, o que é positivo. Lembre-se de usar uma vírgula após os conectivos, como “analogamente” na linha 3 e após a palavra “recursos” na linha 5 para garantir a pontuação correta.

Referência à Pesquisa do G1: Você mencionou uma pesquisa do G1, mas é importante esclarecer que o G1 é um veículo de notícias que relata informações e não realiza pesquisas. Para maior precisão, você pode se referir às informações fornecidas pelo G1.

Desenvolvimento dos Parágrafos de Argumentação: Seu primeiro parágrafo de argumentação é brilhante e bem desenvolvido. No entanto, o segundo parágrafo parece comprimido e carece de uma contextualização mais sólida. Aproveite o espaço disponível para desenvolver mais esse segundo argumento, talvez aproveitando uma linha do parágrafo anterior ou da última linha que sobrou no texto.

Para aprimorar sua redação, continue a desenvolver a argumentação de forma equilibrada e planejada. Certifique-se de que todos os parágrafos tenham espaço suficiente para um desenvolvimento sólido. Seu domínio da língua e uso de mecanismos linguísticos são notáveis.

Nas avaliações das competências, sua redação obteve as seguintes pontuações:

Competência 1 (Domínio da Língua): 180 pontos

Competência 2 (Compreensão da Proposta): 180 pontos

Competência 3 (Organização de Ideias): 140 pontos

Competência 4 (Mecanismos Linguísticos): 200 pontos

Competência 5 (Proposta de Intervenção): 180 pontos

Nota: 880/1000

Aula 58 – Prática de Argumentação

Aula 54 – Prática de Conclusão

Aula 50 – Prática de Introdução

Aula 43 – Prática de Argumentação

1º SIMULADO – ENEM 2023

1º DIA
0
2º DIA
0
REDAÇÃO
0
7.8/10

Aula 34 – Redação

João, ao analisar sua redação sobre o SUS, identifiquei alguns pontos que precisam de correção e ajustes para atender ao nível de exigência do Enem. Vamos abordá-los para aprimorar sua escrita:

Verifique a palavra “período”, em “período colonial”, que está escrita de forma errada. Certifique-se de corrigir essa grafia. Em relação à pontuação, é necessário prestar atenção no uso adequado das vírgulas. Evite separar o sujeito do verbo com uma vírgula, pois isso pode prejudicar a clareza da frase. Além disso, certifique-se de adicionar vírgulas após alguns conectivos, pois isso ajuda a estruturar corretamente as orações. Para atender ao nível de formalidade esperado pelo Enem, é importante que você formalize um pouco mais sua linguagem. Utilize terminologias técnicas adequadas ao tema, evitando gírias e linguagem coloquial.

Em relação à conclusão, ela está apresentando uma lacuna significativa. Para fortalecer sua redação, é essencial que a conclusão seja mais desenvolvida e resolva de forma abrangente os problemas abordados ao longo do texto. Certifique-se de fornecer uma síntese dos principais pontos discutidos e apresente propostas concretas para solucionar os desafios enfrentados pelo SUS. Ao realizar essas correções e ajustes, sua redação terá uma estrutura mais sólida e atenderá às expectativas do Enem. Lembre-se de revisar seu texto para corrigir eventuais erros ortográficos e gramaticais. Continue praticando e aprimorando suas habilidades de escrita.

Competência 1 – 160 pontos: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.

Competência 2 – 160 pontos: Demonstra excelente compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma consistente argumentos relevantes e com total domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 180 pontos: Demonstra ótima capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos consistentes, bem fundamentados e articulados de forma coerente.

Competência 4 – 160 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 120 pontos: Elabora de forma adequada proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 780/1000

9.2/10

Aula 32 – Redação

A introdução do seu texto está impecável, João. Apenas atente-se para a ausência de crase em ‘à desigualdade social’; veja: ‘causas relativas ao descaso […] e (causas relativas) à desigualdade social’. Na linha 21, há um erro de concordância; veja: ‘Outro ponto a destacar é…’. Além disso, a linguagem também poderia ser melhor formalizada nesse trecho. Veja um exemplo:

“Outro ponto a destacar é a presença de indivíduos que vivem em regiões marginalizadas e distantes de infraestrutura relacionada à educação, o que torna o ingresso no ensino superior uma etapa muito difícil, não apenas devido à Geografia, mas principalmente em relação à insegurança alimentar e completa ausência de apoio social por parte do governo.”

Competência 1 – 180 pontos: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 200 pontos: Demonstra boa compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma coerente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 180 pontos: Demonstra capacidade mediana de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, mas com algumas inconsistências ou limitações na articulação.

Competência 4 – 200 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 160 pontos: Elabora de forma satisfatória proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação mediana à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 920/1000

8.6/10

Aula 26 – Redação

Sua introdução está excelente, objetiva e muito bem construída. Talvez utilizando melhor o espaço da folha ao passar o texto a limpo você poderia ter economizado a linha 06. O mesmo fenômeno ocorre na linha 24.

No início de sua argumentação, linhas 7 e 9, há um erro de concordância. Note que “grande parcela – acaba ficando (você utilizou acabam)”. Talvez o uso do termo “aviãozinho” não seja o melhor ou mais produtivo, creio que formalizar mais seja sempre melhor, veja:

“Tal parcela populacional jovem torna-se vulnerável e frequentemente recrutada pelos atores do tráfico. Consequentemente, boa parte desses indivíduos, após uma vivência associada à criminalidade e ao uso abusivo de substâncias que geram dependência, tende a elevar o índice de desabrigados nos grandes centros urbanos.”

Competência 1 – 180 pontos – Demonstra ótimo domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com raros desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 200 pontos – Demonstra excelente compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma consistente argumentos relevantes e com total domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 160 pontos: Demonstra boa capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, porém com algumas inconsistências ou limitações na articulação.

Competência 4 – 200 pontos: Articula de forma excelente as partes do texto, apresentando um repertório diversificado e habilidoso de recursos coesivos.

Competência 5 – 120 pontos: Elabora de forma mediana proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação limitada à discussão desenvolvida no texto.

Nota: 860/1000

Atividade 07 – Conclusões

Correção

A primeira conclusão é simples e direta, tem todos os elementos fundamentais e cumpre bem seu papel de solucionar. Na segunda atividade, na linha 04 falta o termo “ao” antes da palavra “tratamento”.

Nota: 10/10

Atividade 06 – Redação

Correção

Lembre-se, o uso adequado de conectivos é fundamental para garantir a coesão textual, ou seja, a união lógica entre as ideias apresentadas no texto. Algumas sentenças parecem não estar devidamente conectadas. Após o uso do conectivo “Ademais” – linha 15, utilize vírgula. 

Nota: 8/10

Atividade 05 – Argumentação

Correção

João, seu parágrafo se inicia muito bem, utilizando a fórmula proposta pela atividade e está bem relacionado à temática proposta. Seria interessante rever na linha 2 e 3, pois é mencionado que o descaso dos representantes permite os preconceitos. Talvez fosse possível formalizar mais esse trecho ou mesmo substituir o termo “permite”. Veja o exemplo a seguir:

Assim, observa-se que o descaso dos representantes do Estado Democrático de Direito atua como acelerador do processo de exclusão, estigmatização e preconceito […]

Além disso, imagino que existam outros elementos das várias áreas do conhecimento que fossem mais produtivos do que a citação escolhida em seu texto.

Nota: 7/10

Atividade 04 – Introdução

Correção

A introdução possui um bom desenvolvimento e ótima escolha de elementos; fique atendo somente para a organização. Talvez fosse melhor adicionar dois pontos na linha 04 e substituir o ponto final e “além disso” por somente vírgula e “e”.

Nota: 9/10

Atividade 03Conclusão

Correção

João primeira coisa, nesse parágrafo, que me chama atenção é ausência de alguns acentos – os termos “indígena“, aparecem sem acentos inclusive repetidos, além do termo “prejuízo” e o termo “vídeos“.

No início do texto você utilizou interlocutores da informação e depois utilizou o termo informar na sequência – é bom tentar evitar as repetições tão próximas.

Nota 8/10

Atividade 01Desenvolvendo Teses

Correção

Na tese sobre a exploração trabalhista, talvez fosse melhor colocar maior ênfase nas horas de trabalho, algo como:

por meio de uma jornada de trabalho arduamente insalubre, excessiva e debilitante, bem como…

A atividade sobre classes sociais parece estar incompleta, não consegui distinguir facilmente quais são os dos problemas propostos.

A última atividade tem uma estrutura fraca; o termo internet poderia não ter sido repetido também.

Nota: 7/10