Daniele Alves da Silva

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

Aula 58 – Prática de Argumentação

Aula 54 – Prática de Conclusão

Aula 46 – Prática de Argumentação

Aula 43 – Prática de Argumentação

1º SIMULADO – ENEM 2023

1º DIA
0
2º DIA
0
REDAÇÃO
0
8.8/10

Aula 34 – Redação

Daniele, a introdução está bem desenvolvida e contém todos os elementos necessários. O uso adequado de conectivos e a tese bem construída são pontos positivos. No entanto, seria possível encurtar um pouco ou remover algum elemento para que a introdução não ultrapasse a linha 7. Embora neste texto em específico tenha sobrado uma linha, é importante considerar que em redações futuras essa linha pode fazer falta ao seu texto.

As linhas 14, 15 e 16 podem ser reescritas para eliminar ambiguidade ou a falta de algum termo que dificultou a compreensão do trecho. Veja um exemplo:

‘Consequentemente, não apenas o número de pacientes em busca de atendimento médico e outras necessidades torna-se extremamente elevado, mas também ocorre um aumento nas taxas de mortalidade infantil em diversas regiões do Brasil.’

No segundo parágrafo de argumentação, é importante apresentar elementos das várias áreas. Seria interessante incluir dados, fatos históricos, pensadores, filósofos, biólogos, estatísticas ou qualquer outro elemento que possa enriquecer e contribuir para o desenvolvimento do seu texto. Por exemplo, você poderia listar as doenças que não são tratadas adequadamente, mencionadas na linha 22, ou abordar a ausência de tipos específicos de equipamentos ou atendimentos.

Competência 1 – 180 pontos: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 180 pontos: Demonstra boa compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma coerente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 160 pontos: Demonstra capacidade mediana de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, mas com algumas inconsistências ou limitações na articulação.

Competência 4 – 200 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 160 pontos: Elabora de forma satisfatória proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação mediana à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 880/1000

Atividade 07 Conclusões

Correção

Na segunda atividade – TESE 2 – seria interessante alterar os conectivos “Visto isso – Somado a isso”, para evitar a repetição do termo “isso”. O termo “desse” linha 05 deve ser substituído por “esse”.Por fim, sua capacidade de sintetizar os principais pontos abordados e apresentar uma proposta relevante está evidente em todas as teses.

Nota: 9/10

Atividade 06 Redação

Correção

Daniele, ao produzir a introdução, evite ultrapassar a linha 7, isso pode prejudicar o tamanho dos próximos parágrafos. Na linha 3, altere os termos ‘da população’ para ‘à população’. A sentença da linha 3 poderia ser formalizada da seguinte maneira: ‘Entretanto, a realidade brasileira é completamente distante daquilo que é proposto pela Carta Magna, principalmente em áreas periféricas…’. Para reduzir esse parágrafo, seria possível substituir a última sentença por um problema de maneira direta, assim a introdução seria mais curta. Remova a crase na linha 15, ela está incorreta. Altere o conectivo da linha 18 para ‘Além disso’ ou ‘ademais’. Assim, quando for produzir os próximos textos, lembre-se de primeiro fazer a introdução um pouco mais curta e, se possível, reduzir um pouco a letra.

Nota: 7/10

Atividade 05 Argumentação

Correção

É possível formalizar um pouco mais a linguagem no final da linha 3 e dividir o período para que ele não fique muito longo e composto. Veja o exemplo a seguir:

“Em segundo lugar, é claramente visível o completo abandono e descaso do governo em relação aos portadores de doenças mentais. Essa parcela populacional é deixada à margem da sociedade, já que possui seus direitos básicos negados. Sobretudo, tais indivíduos, que já sofrem por serem portadores de transtornos psicológicos, precisam frequentemente lidar com a completa falta de apoio hospitalar e estigmatização. Todos esses fatores deixam em evidência o quanto o governo tem sido omisso e displicente, uma vez que não realiza de maneira adequada campanhas de valorização e inclusão de tais indivíduos no corpo social.”

A crase na linha 8 está inadequada. Utilize “a terríveis ou às terríveis”.

Nota: 7/10

Atividade 03 Conclusão

Correção

Lembre-se de saltar espaço de parágrafo; a vírgula na primeira sentença está incorreta. Evite elementos da oralidade “vemos pelas ruas”, prefira a linguagem mais formal, veja: “Porém, infelizmente, a realidade brasileira distancia-se da constitucionalidade, uma vez que os problemas […]”.

Nota: 8/10

Atividade 02 Desenvolvendo Teses

Correção

Na segunda atividade, prefira “em que” sempre que não se referir a um local/lugar físico. Na sequência “os funcionários são, lamentavelmente, expostos a (sem crase) condições…”;

Na terceira, você pode remover o “sendo” deixando a frase mais limpa; “permanece presente no cotidiano brasileiro”; Na sequência “o completo abandono governamental em relação às classes menos favorecidas”.

Na última “voltadas ao aprimoramento – “e também à criação…” No geral as teses estão muito bem definidas. Sucesso e bons estudos. 

Nota: 8/10

Atividade 01Desenvolvendo Teses

Correção

Minha primeira sugestão é que você utilize a mesma grafia que usou em seu nome, a letra ficará melhor e ocupará menos espaço.

Em ambas as atividades você esqueceu de inserir um conectivo. Veja: “Diante disso, é evidente que no dia a dia no cotidiano dos brasileiros…”. Os problemas da primeira tese estão muito bem definidos, ótimo.

Nota: 8/10

Na segunda tese, você pode evitar a repetição do termo “ainda”; Atenção para a crase em “adaptadas à sociedade moderna”; ou seja, “adaptadas para a sociedade moderna” – para + a = à.

Nota: 7/10