Isadora de Sales Alves

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

9.2/10

Redações Finais

Aqui estão algumas considerações e dicas finais antes do Enem:

Uso do Poema “Canção do Exílio”: A escolha de usar o poema “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias na introdução é uma boa opção, mas seria ainda mais eficaz se você mencionasse os ideais do romantismo brasileiro nas primeiras linhas, destacando a valorização do território nacional.

Argumentação e Tese: Ao mencionar o desmatamento, você destaca claramente a ação humana como causa do problema. No entanto, ao falar sobre mudanças climáticas, a tese pode dar a impressão de que a preservação da biodiversidade não está apenas relacionada às ações criminosas no Amazonas. Certifique-se de que sua tese seja clara e consistente em relação à causa dos problemas abordados.

Desenvolvimento dos Parágrafos de Argumentação: Os parágrafos de argumentação parecem estar pouco desenvolvidos, principalmente devido ao fraco contexto no primeiro parágrafo e ao espaço limitado no segundo parágrafo. É importante planejar seu texto com antecedência para permitir um desenvolvimento adequado. Tente direcionar mais esforços para o desenvolvimento da argumentação, sem comprometer a qualidade da conclusão.

Lembre-se de planejar seu texto com antecedência, garantindo um desenvolvimento adequado da argumentação e mantendo a clareza da tese. Sua proficiência em mecânicos linguísticos e na proposta de intervenção é notável. Continue aprimorando sua redação e mantenha o foco durante a prova do Enem.

Nas avaliações das competências, sua redação obteve as seguintes pontuações:

Competência 1 (Domínio da Língua): 200 pontos

Competência 2 (Compreensão da Proposta): 180 pontos

Competência 3 (Organização de Ideias): 140 pontos

Competência 4 (Mecanismos Linguísticos): 200 pontos

Competência 5 (Proposta de Intervenção): 200 pontos

Nota: 920/1000

Aula 58 – Prática de Argumentação

Aula 54 – Prática de Conclusão

Aula 46 – Prática de Argumentação

1º SIMULADO – ENEM 2023

1º DIA
0
2º DIA
0
REDAÇÃO
0

REDAÇÃO

Na obra “O grito”, o pintor expressionista Edvard Munch retrata a angústia, o medo e a desesperança no semblante de uma personagem envolta por uma atmosfera de profunda desolação. Para além do quadro, o sentimento retratado pelo artista é compartilhado por diversos  professores e demais profissionais da área da educação. Dessa forma, a falta de investimentos na formação e no bem-estar dos docentes e a ausência de reconhecimento, favorecem a perpetuação dos desafios relacionados à valorização dos educadores. Faz-se necessário, então, a elaboração de medidas de combate a essa angustiante realidade de desespero ilustrada pelo pintor.

Convém ressaltar, de início, que a problemática advém, em grande escala, da carência de investimentos. Nessa perspectiva, as políticas educacionais adotadas por Getúlio Vargas na década de 30, embora tenham permitido a criação de várias escolas e academias para a capacitação de professores, bem como a fundação do Ministério da Educação, ainda apresentam inúmeros obstáculos. A obsoleta busca por melhoras na formação contínua dos docentes resulta em profissionais desatualizados, incapazes de acompanhar as mudanças pedagógicas e tecnológicas. Com efeito, afeta negativamente a qualidade da educação e compromete o futuro das gerações.

Outrossim, é igualmente necessário apontar que a falta de reconhecimento e respeito pelo trabalho dos educadores, corrobora a perpetuação desse cenário contraproducente. Sob essa ótica, segundo as ideias do pensador Paulo Freire, somente a educação é capaz de mudar a sociedade. Entretanto, a profissão docente não é devidamente valorizada, visto que, o papel do professor na formação dos indivíduos e no desenvolvimento da sociedade como um todo, muitas vezes é subestimado por parte da sociedade.

Nesse sentido, é imprescindível a ação conjunta de vários setores sociais na luta pela superação da problemática discutida. Sendo assim, é míster que o Estado invista de maneira significativa e contínua na formação e no bem-estar dos professores, promovendo programas de capacitação e atualização pedagógica e garantindo acesso a recursos educacionais de qualidade. Ademais, cabe ao Ministério da Educação em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação, proporcionar melhores condições de trabalho, como infraestrutura adequada, salários dignos e incentivos à carreira, a fim de construir uma sociedade mais justa, equitativa e próspera, na qual os professores sejam reconhecidos como pilares do desenvolvimento humano. Espera-se, assim, que os sofrimentos emocionais retratados pelo pintor Munch pertençam apenas ao plano artístico.

  1. Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita – 180 pontos O texto apresenta um bom domínio da norma culta da língua escrita, com poucos desvios gramaticais e uma escrita clara e compreensível.
  2. Competência 2: Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento – 200 pontos O autor compreende plenamente a proposta da redação, ao abordar a relação entre a obra “O Grito” de Edvard Munch e a angústia compartilhada pelos professores. Além disso, faz uma conexão com o contexto histórico das políticas educacionais de Getúlio Vargas.
  3. Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 180 pontos O texto apresenta informações relevantes sobre a falta de investimentos na formação e no bem-estar dos docentes, bem como a ausência de reconhecimento do trabalho dos educadores, sustentando seus argumentos de forma consistente.
  4. Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 180 pontos O autor utiliza recursos linguísticos de forma adequada para a construção da argumentação, como a utilização de conectivos e referências teóricas de Paulo Freire.
  5. Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 200 pontos A proposta de intervenção é clara, bem estruturada e respeita os direitos humanos. O autor sugere medidas concretas, como investimentos na formação dos professores e melhores condições de trabalho, para valorizar os educadores.


Nota Final: 940

A redação apresenta uma abordagem muito boa do tema, com argumentação consistente e uma proposta de intervenção relevante. O autor demonstra um bom domínio da escrita e compreensão da proposta. Parabéns pelo ótimo desempenho!

8.8/10

Aula 34 – Redação

Isadora, em sua introdução, logo no início na linha 01, você separou o sujeito do verbo em ‘a série médica Sob Pressão retrata o funcionamento do sistema público de saúde’. Evite o uso do termo ‘primeiramente’. Além disso, o segundo parágrafo de argumentação está superficial e talvez seja possível desenvolvê-lo melhor. Veja o exemplo:

Ademais, é evidente a relação entre a falta de profissionais capacitados e os problemas que compõem o lamentável quadro da saúde pública brasileira. Nesse contexto, o compositor Gabriel Pensador realiza, em sua obra ‘Sem Saúde’, publicada em 1998, uma crítica profunda a esse fenômeno social recorrente, abordando questões como a precariedade do atendimento e a ausência de infraestrutura e capacitação dos agentes de saúde. No atual cenário, a visão do artista, expressada há décadas, ainda se apresenta como um retrato fiel das mazelas do SUS, que, lamentavelmente, contribuem sistematicamente para a precarização da assistência médica diante da alta demanda.

Competência 1 – 180 pontos: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 180 pontos: Demonstra boa compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma coerente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 160 pontos: Demonstra capacidade mediana de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, mas com algumas inconsistências ou limitações na articulação.

Competência 4 – 200 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 160 pontos: Elabora de forma satisfatória proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação mediana à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 880/1000

8.8/10

Aula 26 – Redação

Isadora, sua introdução está excelente, possui todos elementos muito bem definidos. No início do primeiro parágrafo de argumentação, linha 06, eu acho o uso do termo “desocupação” pouco produtivo. Na linha 08, a crase está ausente em “somada à falta de oportunidades”. 

Competência 1 – 200 pontos – Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.

Competência 2 – 180 pontos – Demonstra excelente compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma consistente argumentos relevantes e com total domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 120 pontos: Demonstra capacidade parcial de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos limitados, com inconsistências e fragilidades na articulação.

Competência 4 – 200 pontos: Articula de forma excelente as partes do texto, apresentando um repertório diversificado e habilidoso de recursos coesivos.

Competência 5 – 180 pontos: Elabora de forma muito boa proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada de maneira adequada à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 880/1000

Atividade 07 – Conclusões

Correção

Sua capacidade de sintetizar os principais pontos abordados e apresentar uma proposta relevante está evidente em todas as teses. Sucesso e bons estudos.

Nota: 10/10

Atividade 06 – Redação

Correção

O primeiro parágrafo de argumentação inicia-se corretamente, todavia o uso do conectivo “tendo em vista” está inadequado. O uso produtivo seria “Tendo em vista essa perspectiva, Gilberto…”. Não é necessário colocar o termo “Constituição Cidadã” entre aspas, se possível apresente também a data (1988). Lembre-se de fazer as letras maiúsculas diferente das minúsculas.

Nota: 9/10

Atividade 05Argumentação

Correção

Isadora o seu parágrafo está excelente e possui quase todos os elementos fundamentais ponto final articulação é muito boa o uso de conectivos está adequado e a linguagem é simples e direta. Entretanto, é necessário apresentar sempre que possível elementos das várias áreas do conhecimento.

Nota: 8/10

Atividade 04Introduções

Correção

A escolha do contexto foi excelente, fiz a leitura do livro-diário da Carolina Maria de Jesus quanto estava no 9º ano, nunca me esqueci. A introdução está excelente e com todos os problemas bem desenvolvidos. 

Nota: 10/10

Atividade 03Conclusão

Correção

A conclusão está excelente; Lembre-se de diferenciar melhor as letras maiúsculas das minúsculas.

Nota: 10/10

Atividade 01Desenvolvendo Teses

Correção

Após a palavra filme, adicione uma vírgula, na primeira tese; assim a sentença ficará na ordem direta: “fica claro que o estima associado às doenças mentais […] mostra-se nitidamente presente na realidade do país.”

Nota 10/10

Sua segunda atividade está impecável, a tese está organizada e os problemas estão dispostos de maneira bem distinta.

Nota 10/10