Gabriel Álvares de Oliveira

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

Aula 58 – Prática de Argumentação

Aula 54 – Prática de Conclusão

Aula 43 – Prática de Argumentação

9.8/10

Aula 34 – Redação

Gabriel, parabéns pelo ótimo trabalho em sua redação sobre o SUS! Embora a introdução esteja impecável, é importante destacar que ela ultrapassa um limite razoável de linhas. Sugerimos que você restrinja a introdução até, no máximo, a linha 7, para garantir uma estruturação adequada do texto. Na sua redação, você menciona a “Constituição Cidadã”, e é importante ressaltar que o termo “cidadã” deve ser grafado com letra maiúscula, já que se trata do nome dado a essa Constituição, mesmo que seja uma nomenclatura popular. Seu repertório de argumentos foi bem escolhido e atendeu ao que foi proposto. Isso demonstra sua capacidade de embasar suas ideias com informações relevantes.

Em relação à conclusão, observe que o termo “afim” deveria ser grafado separadamente, como “a fim”, pois esse termo tem o significado de “com a finalidade de”. Continue aprimorando suas habilidades de escrita e parabéns novamente pelo excelente trabalho!

Competência 1 – 200 pontos: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.

Competência 2 – 200 pontos: Demonstra excelente compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma consistente argumentos relevantes e com total domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 180 pontos: Demonstra ótima capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos consistentes, bem fundamentados e articulados de forma coerente.

Competência 4 – 200 pontos: Articula de forma excelente as partes do texto, apresentando um repertório diversificado e habilidoso de recursos coesivos.

Competência 5 – 200 pontos: Elabora de forma excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada de maneira exemplar à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 980/1000

8.5/10

Aula 26 – Redação

Gabriel, sua introdução, embora simples, funciona muito bem e possui todos os elementos necessários. No entanto, após a palavra “situação”, é necessário inserir uma vírgula ou um ponto final. Além disso, na linha 06, é necessário fazer uma pequena correção: “devido à desigualdade social e aos vícios”.

No primeiro parágrafo argumentativo, imagino que você pretendia escrever “direito pleno à dignidade e à vida”. Há um problema semelhante na linha 14, onde a crase está ausente na sentença “devido à falta de investimentos e de abertura de vagas”.

No segundo parágrafo argumentativo, após o uso do conectivo na linha 19, a vírgula também está ausente.

  1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa – 160 – Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções de escrita.
  2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto – 200 – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 140 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
  4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 160 – Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
  5. Elaborar uma proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos – 180 – Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota:  840/1000

Atividade 05Argumentação

Correção

Gabriel, na linha 2 seria mais adequado utilizar “permanece em relação aos portadores”. No geral, o parágrafo está bem desenvolvido e contém todos os elementos fundamentais. Parabéns e bons estudos!

Nota: 10/10

Atividade 04Introduções

Correção

Gabriel a primeira atividade está excelente! O uso dos retirantes foi uma ideia fenomenal; Na segunda parte quando você apresenta “exacerbada disparidade” e depois “exagerado desperdício” seria interessante fazer uma substituição para não ficar muito parecido. Na segunda atividade acontece o mesmo com “não só tem sido”.
Nota: 10/10

Atividade 03Conclusões

Correção

Ao mencionar que o governo deve criar leis é muito melhor ser mais específico – qual lei será criada? como ela será criada?

Na sequência é utilizado assegurar a segurança de outra cultura – a repetição do termo torna a conclusão redundante. Por fim, seria interessante detalhar mais as campanhas, falamos sobre isso na última aula.

Nota: 7/10

Atividade 02Desenvolvendo Teses

Correção

Na segunda atividade você pode remover o “sendo” deixando a frase mais limpa; além disso, na sequência que tal:

“[…] bem como a lamentável incapacidade de assegurar os direitos trabalhistas básicos previstos pela CLT.”

Na atividade seguinte “já que se origina da exorbitante[…], bem como (se origina) da segregação[…]

Nota: 8/10

Atividade 01Desenvolvendo Teses

Correção

Na primeira tese, seria interessante substituir “algo” por “fato” ou “fenômeno”; na primeira atividade há um erro de crase em “devido à situação” – você pode usar a regra geral para testar, exemplo: em relação ao desenvolvimento social. Substitua “faculdades” por “ensino superior”.

Nota 8/10

A segunda tese, embora simplista, funciona muito bem.

Nota 10/10