Dandara Kimberlly

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

9.4/10

Redações finais

Sua escolha de citar a Constituição de 1988 na introdução é uma estratégia segura e eficaz, pois ela aborda diversas áreas sociais relacionadas ao país. Sua tese, por sua vez, está muito bem definida, o que é positivo. Entretanto, no segundo parágrafo, observa-se uma falta de planejamento na organização das ideias e na relação de conteúdo do texto. Esse parágrafo parece deslocado entre o parágrafo anterior e a conclusão, que também ficou extensa e superior ao segundo parágrafo em termos de conteúdo.

Nas avaliações das competências, sua redação obteve as seguintes pontuações:

Competência 1 (Domínio da Língua) – 200 pontos

Competência 2 (Compreensão da Proposta) – 180 pontos

Competência 3 (Organização de Ideias) – 160 pontos

Competência 4 (Mecanismos Linguísticos) – 200 pontos

Competência 5 (Proposta de Intervenção) – 200 pontos

Nota:940/1000

Para aprimorar sua redação, é importante trabalhar na organização das ideias, especialmente no segundo parágrafo, para garantir uma transição suave entre os parágrafos. Além disso, tente equilibrar a extensão entre a conclusão e o desenvolvimento do texto.

Aula 58 – Prática de Argumentação

Aula 54 – Prática de Conclusão

Aula 50 – Prática de Introdução

2º SIMULADO – ENEM 2023

1º DIA
0
2º DIA
0
REDAÇÃO
0

REDAÇÃO – 2° SIMULADO

Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta (200 pontos): O texto mantém um domínio adequado da norma culta, apresentando poucos desvios gramaticais ou ortográficos. A linguagem é clara e compreensível.

Competência 2 – Compreender a proposta da redação (200 pontos): O texto demonstra uma compreensão sólida da proposta da redação, abordando adequadamente a valorização das contribuições das mulheres na área da saúde no Brasil.

Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações (200 pontos): O texto apresenta informações relevantes e bem organizadas, incluindo exemplos de mulheres que contribuíram significativamente para a área da saúde no Brasil, como Zilda Arns e Celina Turchi. A interpretação das informações é clara.

Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação (200 pontos): O texto utiliza mecanismos linguísticos de forma eficaz na construção da argumentação. As ideias são apresentadas de maneira coesa, e os parágrafos são bem estruturados.

Competência 5 – Elaborar proposta de solução para o problema abordado (200 pontos): Sua proposta de intervenção é relevante e bem formulada. Você sugere a criação de programas que incentivem a participação das mulheres na área da saúde e a igualdade de condições no ambiente de trabalho. No entanto, poderia ser mais detalhada em relação à implementação desses programas.

 

Nota Final: 1000 pontos.

Aula 46 – Prática de Argumentação

Aula 43 – Prática de Argumentação

1º SIMULADO – ENEM 2023

1º DIA
0
2º DIA
0
REDAÇÃO
0

REDAÇÃO

O filme Escritores da Liberdade -lançado em 2007- retrata como é magnificente a influência de um professor sobre a vida de seus alunos e como a educação faz a diferença, relatando juntamente a importância do respeito e tolerância no âmbito pedagógico. Todavia, fora da obra cinematográfica, no Brasil contemporâneo, a valorização e desafios enfrentados pelo trabalho docente é uma problemática urgente de se analisar. Nesse sentido, cabe frisar a descredibilidade da sociedade e a inoperância estatal como os principais propulsores que favorecem a questão e impedem o desenvolvimento da nação.

Em primeira análise, é fundamental apontar que o desinteresse do corpo social em relação ao agir docente no Brasil corrobora com o impacto da profissão. De acordo com o OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico –, revela em uma pesquisa realizada que pequena minoria dos jovens tem interesse em seguir o trabalho pedagógico. Dessa maneira, tal fato transparece na desvalorização que a esfera educacional sofre, o que é um cume problema já que o professor é a “mãe” de todas as outras profissões e não recebem o devido valor, respeito e carinho por farta parte da sociedade, infelizmente.

Além disso, é importante considerar os fortes impactos da inoperância estatal iniludível no país, lamentavelmente, já que cada vez mais ocorre a diminuição de verbas direcionadas ao setor da educação. Sob a ótica de Sir Arthur Levis -economista britânico- “A educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido.” Nesse viés, percebe-se que essa ideologia não se faz presente entre os representantes do Estado brasileiro, visto que não há o interesse em promover melhorias no campo docente, e consequentemente, melhores condições ao trabalho dos profissionais educadores. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.

Urgem, portanto, medidas eficazes para que o filme “Escritores da Liberdade” se torne uma realidade no Brasil. Sendo assim, cabe ao Governo Federal, juntamente com o Fundeb, ampliar a qualidade de ensino do país, garantindo mais rentabilidade, recursos e investimento nas áreas. Essa ação estatal trará salários dignos aos professores e o incentivo da permanência na profissão, bem como o interesse e a contratação de novos profissionais, evitando que o ensino se comprometa. Além disso, cabem as escolas e redes de ensino conscientizar e emocionar os pais e alunos da importância dos docentes, pregando sua merecida valorização, através de palestras e campanhas. Com isso, se espera mostrar que a admiração pelos profissionais da Educação é fundamental para garantir condições dignas de trabalho, bem como um ensino de qualidade e o desenvolvimento dos estudantes, formando cidadãos do bem.

  1. Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita – 200 pontos O texto apresenta uma boa utilização da norma culta da língua escrita, com poucos desvios gramaticais e coerência na estruturação das frases.
  2. Competência 2: Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento – 200 pontos O autor demonstra compreender a proposta da redação ao abordar a valorização e desafios do trabalho docente no Brasil e relacioná-lo ao filme “Escritores da Liberdade”.
  3. Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 180 pontos O texto apresenta argumentos relevantes para defender a desvalorização do trabalho docente no Brasil, como o desinteresse do corpo social e a inoperância estatal.
  4. Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200 pontos O texto apresenta uma argumentação bem estruturada, com coerência e coesão entre os parágrafos, além de uma clara exposição das ideias.
  5. Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 180 pontos A proposta de intervenção é adequada ao sugerir a ampliação da qualidade de ensino, melhores salários para os professores e conscientização sobre a importância dos docentes.

 

Nota Final: 960

A redação aborda de forma clara e coesa o tema da valorização do trabalho docente no Brasil, relacionando-o com o filme “Escritores da Liberdade”. Os argumentos apresentados são pertinentes, e a proposta de intervenção é adequada para promover a valorização dos professores. O texto também apresenta uma boa utilização da norma culta da língua escrita e demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação. Parabéns pela redação!

9.4/10

Aula 34 – Redação

Dandara, percebo que o final da sua introdução pode gerar uma pequena ambiguidade. Veja um exemplo: “O direito à saúde pública brasileira é deficitário e limitado, já que é fundamental traçar caminhos para combater o superlotamento das redes hospitalares e solucionar problemas relacionados à falta de investimento para fortalecer adequadamente o SUS”.

Competência 1 – 200 pontos: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.

Competência 2 – 180 pontos: Demonstra ótima compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma consistente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 180 pontos: Demonstra boa capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, porém com algumas inconsistências ou limitações na articulação.

Competência 4 – 200 pontos: Articula de forma excelente as partes do texto, apresentando um repertório diversificado e habilidoso de recursos coesivos.

Competência 5 – 180 pontos: Elabora de forma muito boa proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada de maneira adequada à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 940/1000

9.8/10

Aula 32 – Redação

Acredito que seja muito mais produtivo incorporar a citação dentro do texto e fazer a análise em sequência. Citações isoladas tendem a parecer mais forçadas. Se liga no exemplo:

“O pensamento kantiano esteve sempre relacionado à construção de indivíduo em relação à sua base educacional, evidenciando o quanto esse elemento é indispensável à formação cidadã. Entretanto, o Brasil ainda reverbera um discurso distinto de tal filósofo iluminista epistemológico, já que…” O restante do texto está excelente.

Competência 1 – 200 pontos – Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.

Competência 2 – 200 pontos – Demonstra excelente compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma consistente argumentos relevantes e com total domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 180 pontos: Demonstra ótima capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos consistentes, bem fundamentados e articulados de forma coerente.

Competência 4 – 200 pontos: Articula de forma excelente as partes do texto, apresentando um repertório diversificado e habilidoso de recursos coesivos.

Competência 5 – 200 pontos: Elabora de forma excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada de maneira exemplar à discussão desenvolvida no texto.

Nota: 980/1000

9/10

Aula 26 – Redação

A introdução de seu texto está impecável, mantenha esse padrão de introduções durante a avaliação do enem que terá, certamente, muito sucesso. O primeiro parágrafo de argumentação está bem desenvolvido, mas faltam conectivos, especificamente nas linhas 11 e 12. Além disso, o uso da crase está inadequado na linha 15 – lembre-se os pronomes “essa” e “esse não admitem crase (confira o artigo: https://www.clubedoportugues.com.br/crase-com-essa/)

Estão ausentes, também, os conectivos nas linhas 18 e 19. Por fim, como o espaço de sua conclusão ficou limitado, seria interessante remover completamente a frase da linha 26 a fim de se garantir mais espaço para o detalhamento da proposta de intervenção.

Competência 1 – 180 pontos – Demonstra ótimo domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com raros desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 200 pontos – Demonstra excelente compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma consistente argumentos relevantes e com total domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 200 pontos: Demonstra excelente capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos consistentes, bem fundamentados e articulados de forma exemplar.

Competência 4 – 160 pontos: Articula de forma adequada as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 160 pontos: Elabora de forma adequada proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Nota: 900/1000

Atividade 07 – Conclusões

Correção

As atividades elaboradas estão realmente excelentes. É evidente que todas as conclusões abordam de forma precisa e completa os elementos necessários, além de desenvolverem de maneira eficaz aquilo que foi proposto com base nos problemas apresentados nas teses. A clareza e a coerência presentes nas conclusões refletem o domínio do conteúdo e a capacidade de analisar e sintetizar as informações de forma assertiva.

Nota: 10/10

Atividade 06 – Redação

Correção

A escolha do contexto para sua introdução foi excelente, Além disso o uso de conectivos para criar um paralelo com a contemporaneidade foi muito bem construído.  A palavra respeito é masculina, portanto não é admitido o uso de crase antes dela. A palavra país deve ser grafada com letra minúscula. Articulação de todo o texto com aquilo que já havia sido pré-determinado pela conclusão está muito boa, assim a sua redação está devidamente interligada. Parabéns. (Lembre-se de colocar nome na atividade :D) 

Nota: 9/10

Atividade 05Argumentação

Correção

Atenção para a crase empregada na linha 2 após o termo “justa”, ela está incorreta. Ao fim do seu parágrafo, você afirma que é essencial e urgente uma ação do estado para democratizar o estigma. O que é necessário é extinguir esse estigma, afinal, estigmas sociais frequentemente levam à marginalização. Assim, é mais produtivo que ao fim do seu parágrafo sejam apresentadas apenas as consequências do problema. Naturalmente, isso irá facilitar a produção de sua conclusão.

Nota: 8/10

Atividade 04Introduções

Correção

A introdução a respeito odo acesso à saúde está excelente, tem todos elementos fundamentais, linguagem formal, boa articulação e dois problemas bem definidos. Parabéns.

Nota: 10/10

Atividade 03Conclusão

Correção

O seu parágrafo de conclusão está impecável, tem todos elementos fundamentais e estrutura correta. Excelente!

Nota: 10/10

Atividade 02Desenvolvendo Teses

Correção

Eu reorganizaria as ideias na atividade sobre caminhos para se combater a exploração trabalhista no Brasil; a crase também está incorreta (à – trabalhos – use aos trabalhos) veja: “[…] em que grande parcela da população está submetida, aceitando, muitas vezes, trabalhos precários e análogos à escravidão.

As demais atividades estão excelentes.

Nota: 9/10

Atividade 01Desenvolvendo Teses

Correção

A primeira atividade tem uma tese muito bem definida, com problemas distintos e que são catalizadores de um bom texto. Parabéns.

Nota: 10/10

A segunda atividade está estruturada de uma forma não muito clara, principalmente quando a globalização é citada. Talvez fosse interessante alterar a forma como as vírgulas estão dispostas por meio mudança dos apostos explicativos.

Nota: 8/10