Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.
Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0
Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver.
Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI
A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.
Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.
https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/
Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.
Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI
Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado
Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.
Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022
Redações finais
Caligrafia: É essencial manter a caligrafia legível para os avaliadores. Tente reduzir um pouco mais a letra, mas lembre-se de que a legibilidade é fundamental. Durante a revisão, use um tempo extra para caprichar ainda mais.
Conectivos: Evite o uso de conectivos informais, como “sendo assim”. Opte por alternativas mais formais, como “assim” ou “portanto”.
Contexto na Introdução: Fortaleça sua introdução com um contexto mais robusto. Isso ajudará a estabelecer clareza e interesse logo no início. Organização de Parágrafos: Mantenha uma estrutura de parágrafos equilibrada. Certifique-se de que cada parágrafo tenha espaço para um desenvolvimento adequado, evitando que alguns se tornem superficiais ou comprimidos entre outros.
Na avaliação das competências, sua redação obteve as seguintes pontuações:
Competência 1 (Domínio da Língua) – 180 pontos
Competência 2 (Compreensão da Proposta) – 180 pontos
Competência 3 (Organização de Ideias) – 160 pontos
Competência 4 (Mecanismos Linguísticos) – 200 pontos
Competência 5 (Proposta de Intervenção) – 180 pontos
Nota:900/1000
Continue aprimorando a organização de suas ideias e certificando-se de que todos os parágrafos tenham um desenvolvimento adequado. Lembre-se das dicas para o dia da prova e mantenha o foco no aperfeiçoamento. Desejo a você muito sucesso no Enem!
2º SIMULADO – ENEM 2023
1º SIMULADO – ENEM 2023
REDAÇÃO
A Constituição Federal de 1988, garante a todos, os seus direitos como cidadãos. Porém, tal garantia tem sido deturpada, visto que, a parcela representada pelos profissionais da educação se encontra vulnerável, e embora seja tão importante para o desenvolvimento intelectual e educacional, tem sofrido diariamente pelo descaso social e a desigualdade estrutural presente no trabalho.
Em primeiro plano, urge analisar a falta de solidariedade e conscientização da população com o corpo docente, principalmente após o período pandemico da COVID-19, na qual foi preciso isolamento para evitar o contágio e as aulas passaram a serem remotas. Dessa forma, dar aulas virou um desafio cessante e árduo, muitos destiram ou foram demitidos, e hoje aquele que exerceu ou ainda exerce a profissão sofre as consequências, são elas: a violência física, psíquica, moral e até mesmo patrimonial.
Outrossim, é válido ressaltar que o salário de um professor é desigual não só dentro do mercado de trabalho mas também dentro da própria profissão, pois além do salário ser um dos mais baixos do mercado,ele se diverge entre a posição em que se encontram nas instituições educacionais, sendo bem remunerado aquele que leciona nas universidades. Tal fato é consequência da má distribuição e fiscalização dos órgãos responsáveis.
Assim, é necessário que o Governo invista em campanhas que divulguem a importância social, educacional e intelectual do cargo educativo, a fim de conscientizar a sociedade. Por fim, os orgãos responsáveis pela distribuição de renda e investimento devem contratar novos profissionais, melhorar a profissionalização, também fiscalizar e promover uma melhor divisão salarial. Para que assim, haja mais valorização e solidariedade aos professores.
A redação aborda o tema da valorização dos professores de forma adequada e apresenta uma proposta de intervenção coerente. Vamos analisar cada competência:
Nota Final: 800 pontos
Parabéns! A redação apresenta uma abordagem clara sobre a valorização dos professores e a importância do seu trabalho na sociedade. Continue praticando para aprimorar suas habilidades de escrita e aprofundar os argumentos em seus textos. Lembre-se de revisar a gramática e a coesão do texto para alcançar uma redação ainda mais sólida. Bom trabalho!
Correção
Elisana Isabelle Pimentel – Aula 19
A introdução está muito boa, possui todos elementos fundamentais e uma tese muito bem definida, todavia, seria possível evitar a repetição de “a falta” nas linhas 5 e 6. A crase na linha 22 está inadequada. O trecho compreendido entre as linhas 20 e 23 precisam ser reescritas de forma a apontar o problema e não os agentes e soluções.
“Assim, embora o Sistema Único de Saúde seja diretamente responsável por regular e estruturar os elementos relacionados ao saneamento básico, é evidente que isso não ocorre, deixando clara a ocorrência de má gestão e a ausência de políticas públicas que sejam capazes de mitigar o problema”.
Nota: 8/10
Correção
Na linha 02 seria mais produtivo escrever “garantir o direito à saúde”. O conectivo “visto que” está empregado de maneira incorreta, substitua por “afinal”. Ao final de seu parágrafo, seria muito produtivo apresentar mais elementos do tema, por exemplo: […] pelo Estado, assim, estigmatizando e deixando os indivíduos portadores de transtornos mentais à margem do direito público e da verdadeira participação social.
Nota: 8/10