Geovana Marques Corgosinho

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

Aula 50 – Prática de Introdução

Aula 43 – Prática de Argumentação

1º SIMULADO – ENEM 2023

1º DIA
0
2º DIA
0
REDAÇÃO
0
7.6/10

Aula 34 – Redação

Giovana, procure fazer as próximas redações a tinta.  evite expressões que fazem parte da linguagem cotidiana, por exemplo os termos utilizados na linha 4 “ pode se dizer que é uma falta de investimento”  prefiro a sentenças do tipo “ dessa forma,  a Evidente falta de investimento estrutural adequado…”

O termo “há” grafa-se com acento. 

 lembre-se sempre que após um ponto final inserir um conectivo insira também uma vírgula.  O mesmo vale para o conectivo “Contudo” na linha 13. Além disso, não inicie parágrafos com conectivos de oposição.

Para que seu texto esteja de acordo com a escrita formal, é necessário considerar alguns cuidados:

(1) Evite marcas de oralidade e de registro informal. Os vícios de linguagem presentes na fala não devem ser utilizados na escrita formal, pois não se adequam à norma-padrão da língua.

(2) Busque a precisão vocabular. Encontrar as palavras corretas para definir conceitos e ideias é fundamental para atender a esse requisito. A precisão vocabular é alcançada ao utilizar um bom vocabulário, empregando palavras que não são comumente utilizadas na fala.

Para atingir a nota máxima na competência 3, é essencial apresentar informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto de forma consistente e organizada, defendendo um ponto de vista. O projeto de texto é fundamental para sustentar uma tese bem fundamentada e consistente.

Lembre-se de ao longo do desenvolvimento do texto apresentar elementos das várias áreas do conhecimento, como dados históricos, estatísticas, pensadores sociólogos, filósofos, obras cinematográficas, literárias, pinturas e reflexões filosóficas. Esses elementos complementam e demonstram um repertório sócio-cultural.

Competência 1 – 160 pontos: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 160 pontos: Demonstra boa compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma coerente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 140 pontos: Demonstra capacidade mediana de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, mas com algumas inconsistências ou limitações na articulação.

Competência 4 – 160 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 140 pontos: Elabora de forma satisfatória proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação mediana à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 760/1000

Atividade 06 – Redação

Correção

Alguns pontos de sua introdução podem ser revistos. O uso da vulnerabilidade física, por exemplo, exprime o quê exatamente? O termo “tem” na linha 2 deveria estar no plural (têm) – o mesmo ocorre na linha 13; Falta o hífen em “evidencia-se” e o acento em “influência” na linha 4. Para melhorar a coesão eu adicionaria um conectivo ao final da linha 2 e alteraria o conectivo “com isso” na linha 4. Eu evitaria o uso do termo “primeiramente”. 

Seria fácil evitar a repetição dos termos “sustentação” e “sustentável” – linha 11. Não entendi a palavra que inicia a conclusão – linha 18. Os termos “política, restrição, responsável”, por exemplo, estão grafados incorretamente.

Nota: 6/10

Atividade 03Conclusão

Correção

Seria interessante reorganizar a concordância – “cabe aos órgãos governamentais (QUAIS?) promover as políticas públicas[…]”; procure apresentar mais detalhes metodológicos. Como isso irá ser feito? Quais instituições? Quais as áreas mais importantes?

Nota: 7/10

Atividade 02Desenvolvendo Teses

Correção

Na primeira atividade a crase está utilizada de maneira inadequada em “tais como a precariedade”; os elementos escolhidos estão de acordo com o que foi solicitado. Na sequência, em relação ao combate ao preconceito entre classes a crase está ausente em “devido à negligência”.

Nota: 8/10

Atividade 01Desenvolvendo Teses

Correção

Após o conectivo, adicione vírgula; “Consequentemente, os indivíduos…”; Na sequência “a invisibilidade, ainda, lamentavelmente, presente na sociedade brasileira”.

Nota: 7/10

Após o conectivo, adicione vírgula; “Dessa forma, observa-se”; lembre-se, a tese ideal deve apresentar dois problemas.

Nota: 6/10