Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.
Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0
Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver.
Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI
A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.
Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.
https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/
Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.
Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI
Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado
Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.
Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022
Aula 34 – Redação
Há um erro no início de seu texto, veja uma sugestão de mudança: “o SUS foi estabelecido em 1990, após ter sido estabelecido como direito na constituição de 1988…”
Além disso, percebi que a frase iniciada ao final da linha 03 não apresenta o sujeito que realiza a ação do verbo. Certifique-se de fornecer essa informação para que a frase fique completa e compreensível. Quanto ao uso do conectivo “sendo assim” para iniciar parágrafos, concordo que ele é inadequado nesse contexto. Recomendo utilizar um conectivo mais adequado, como “Além disso” ou “Por outro lado”, para introduzir novos parágrafos e estabelecer uma melhor conexão entre as ideias.
Na linha 13, é válido iniciar com um conectivo de adição, já que você está iniciando um novo parágrafo. Isso ajudará a manter a estrutura e organização do texto. É importante destacar que, ao alongar a introdução, há uma falta de espaço para o desenvolvimento de argumentos concisos. Para fortalecer sua argumentação, é necessário apresentar elementos das várias áreas do conhecimento, como citações de pensadores, referências históricas, filósofos, estatísticas, dados, filmes, séries, entre outros. Esses elementos ajudarão a embasar e enriquecer sua argumentação, trazendo mais consistência ao texto. Revise seu texto, corrigindo possíveis erros ortográficos e gramaticais. Faça as alterações necessárias na estrutura e desenvolvimento dos parágrafos para que sua redação alcance um nível mais consistente.
Competência 1 – 140 pontos: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
Competência 2 – 120 pontos: Demonstra excelente compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma consistente argumentos relevantes e com total domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 – 100 pontos: Demonstra ótima capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos consistentes, bem fundamentados e articulados de forma coerente.
Competência 4 – 140 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 – 120 pontos: Elabora de forma adequada proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 620/1000
Aula 26 – Redação
Perceba que nas primeiras linhas da introdução você menciona o direito à situação de rua; a Constituição Federal prevê, na verdade, o direito à moradia. (A crase está ausente no fim da linha 01). A repetição do termo rua (3x) poderia ter sido evitada reconstruindo esse trecho inicial.
Após o conectivo “Em primeira análise” utilize vírgula. Já o segundo parágrafo de argumentação, além de estruturalmente muito curto, não possui elementos das várias áreas do conhecimento.
É importante utilizar conhecimentos das várias áreas na redação do Enem por diversos motivos:
(A) Demonstrar repertório cultural: Ao incorporar conhecimentos de diferentes áreas, você mostra um repertório cultural mais amplo. Isso é valorizado na correção da redação, pois evidencia que você possui conhecimentos diversos e está conectado com questões sociais, históricas, científicas, artísticas, entre outras. Demonstrar uma visão ampla e contextualizada do mundo é um dos critérios de avaliação do Enem.
(B) Argumentação embasada: Utilizar conhecimentos de diferentes áreas permite embasar seus argumentos com fatos, dados e exemplos relevantes. Ao recorrer a informações de áreas como história, ciências sociais, economia, biologia, entre outras, você fortalece a sustentação dos seus argumentos e torna sua redação mais convincente. Além disso, ao demonstrar familiaridade com diferentes perspectivas e teorias, você pode apresentar um ponto de vista mais fundamentado.
(C) Interdisciplinaridade: O Enem valoriza a interdisciplinaridade, ou seja, a capacidade de estabelecer conexões entre diferentes áreas do conhecimento. Ao abordar um tema proposto na redação, é possível relacioná-lo a várias disciplinas e demonstrar uma compreensão mais abrangente do assunto. Por exemplo, ao discutir problemas ambientais, é possível trazer conhecimentos de biologia, geografia, economia e sociologia para enriquecer a argumentação.
A linha 17 inicia-se de maneira inadequada, o ideal seria “Depreende-se, portanto, que há a necessidade…”. A linguagem das últimas linhas não condiz com a linguagem utilizada no restante do texto, “tornar-se-á”, por exemplo, é um tipo de arcaísmo, afinal não utilizamos mais mesóclise no português moderno.
Competência 1 – 140 pontos – Demonstra bom domínio parcial da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 – 120 pontos – Demonstra compreensão e análise crítica mediana do tema, com argumentos relevantes, mas com algumas inconsistências e limitações no texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 – 100 pontos: Demonstra capacidade parcial e limitada de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos superficiais, com inconsistências e fragilidades na articulação.
Competência 4 – 140 pontos: Articula de forma satisfatória as partes do texto, com algumas inadequações, e apresenta um repertório razoavelmente diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 – 140 pontos: Elabora de forma satisfatória proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação mediana à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 640/1000
Correção
A introdução de seu texto ocupa um espaço que poderia ser vital para o desenvolvimento. Evite fazer introduções que ultrapassem a linha 7. Note que, na sequência, o segundo parágrafo de argumentação ficou curto e sem todos os elementos fundamentais.
Ao passar o texto a limpo, tenha atenção com a acentuação gráfica, você está esquecendo de transcrever alguns desses símbolos. Os termos “público, pública, condições, políticas”, por exemplo, estão sem acentuação.
Nota: 7/10
Correção
Maria Eduarda, agora que concluímos a aula a respeito da produção das conclusões para o Enem, seria interessante refazer essa atividade lembrando-se de adicionar no parágrafo conclusivo todos os elementos necessários: o agente, a ação, a metodologia e o objetivo.
Nota: 4/10
Correção
Na primeira atividade, sobre a persistência da insegurança alimentar no Brasil, é mencionado na primeira linha “ a persistência”, mas não é dito no texto que tipo de persistência. Na sequência é apresentado o termo “começo”, mas qual começo?
A segunda atividade, sobre meios para garantir o acesso à saúde de qualidade, está um pouco melhor, entretanto, o contexto precisa ser mais desenvolvido e a tese mais precisa.
Nota: 5/10
Correção
Na atividade sobre exploração trabalhista seria interessante remover a palavra “sendo”; é possível também adicionar um termo modalizador para exploração – “a intensa exploração”.
A atividade sobre classes sociais precisa ser refeita. Sugestão:
“grande parte do empresariado não considera o riscos e possíveis danos à integridade física dos trabalhadores que são submetidos a condições insalubres.”
A última atividade, embora simplista, funciona bem como catalizador de um bom texto.
Nota: 7/10