Luigi Araújo de Sousa Júnior

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

Aula 58 – Prática de Argumentação

Aula 54 – Prática de Conclusão

2º SIMULADO – ENEM 2023

1º DIA
0
2º DIA
0
REDAÇÃO
0

Aula 43 – Prática de Argumentação

1º SIMULADO – ENEM 2023

1º DIA
0
2º DIA
0
REDAÇÃO
0
8.8/10

Aula 34 – Redação

No primeiro parágrafo argumentativo, talvez seja mais adequado buscar um repertório que esteja diretamente relacionado ao tema em discussão, como por exemplo, um estudo de caso sobre a realidade do Sistema Único de Saúde no Brasil. Dessa forma, você poderá selecionar informações mais específicas e relevantes para embasar seus argumentos. Lembre-se de utilizar diferentes fontes, como artigos científicos, dados estatísticos e pesquisas recentes, para enriquecer a sua argumentação e demonstrar um amplo conhecimento sobre o assunto.

Na linha 20, é importante lembrar de utilizar a crase corretamente, como em “devido à desigualdade”, indicando a junção da preposição “a” com o artigo definido feminino “a”.

Quanto à conclusão, evite generalizações e seja mais detalhado ao propor uma intervenção. Apresente uma metodologia clara e coerente, demonstrando como a sua proposta pode ser implementada e quais serão os benefícios esperados. Além disso, não se esqueça de relacionar a sua proposta com os argumentos apresentados ao longo do texto, fortalecendo a coerência e a consistência do seu posicionamento.

Competência 1 – 180 pontos: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 180 pontos: Demonstra boa compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma coerente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 160 pontos: Demonstra capacidade mediana de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, mas com algumas inconsistências ou limitações na articulação.

Competência 4 – 200 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 160 pontos: Elabora de forma satisfatória proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação mediana à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 880/1000

8.6/10

Aula 26 – Redação

Luigi, sua introdução está interessante, com uma boa escolha de contextualização e um bom uso de conectivo. No entanto, ao mencionar a “perpetuação dessa chaga” no final, pode parecer um pouco confuso, pois o termo “chaga” pode remeter à existência de moradores de rua. Talvez seja interessante reformular esse trecho para evitar essa ambiguidade.

Na primeira linha de argumentação ou seja na linha 6 após o título da obra Capitães de Areia, para apresentar o nome do autor, coloque-o entre vírgulas: “a obra Capitães da Areia, de Jorge Amado, publicada durante o modernismo brasileiro, revela a vida […]”.  na linha 8 a crase está ausente em “devido à postura passiva do governo”.  Ainda nesse primeiro parágrafo de argumento a conexão entre a citação de Thomas Hobbes e o que foi apresentado anteriormente parece estar desconexo seria interessante reformular esse trecho ou utilizar mais elementos para garantir a coesão entre as sentenças. O mesmo problema ocorre na linha 23 com a crase no trecho “tem direito à moradia, saúde e educação”,  Além disso o termo saúde está sem acentuação gráfica.

  1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa – 160 – Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções de escrita.
  2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto – 200 – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
  4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 160 – Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
  5. Elaborar uma proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos – 180 – Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota:  860/1000

Atividade 07 – Conclusões

Correção

O termo “através”, na linha 01, da segunda atividade está sem acentuação gráfica.  Sua capacidade de sintetizar os principais pontos abordados e apresentar uma proposta relevante está evidente em todas as teses.

Nota: 9/10

Atividade 05 – Argumentação

Correção

Luigi, seu parágrafo está excelente e possui todos os elementos necessários. Na última frase, eu faria alguns pequenos ajustes, veja: 

‘Lamentavelmente, diante desses fatos, é possível inferir o quanto o Estado é completamente negligente em relação ao tratamento dos indivíduos portadores de transtornos mentais, fato que causa graves consequências, sobretudo a exclusão social, deixando-os à margem daquilo que é proposto pela Constituição Cidadã.’ 

Parabéns pelo texto e bons estudos.

Nota: 9/10

Atividade 04 – Introduções

Correção

A introdução está muito bem desenvolvida, com ótima escolha de contexto, bom uso de conectivos e demais elementos. Parabéns.

Nota: 10/10

Atividade 03Conclusão

Correção

Excelente conclusão! Síntese perfeita dos argumentos, deixando uma mensagem impactante e coerente. Parabéns!

Nota: 10/10

Atividade 01Desenvolvendo Teses

Correção

A primeira tese está muito bem construída, há somente dois erros de crase: o preconceito ligado “às enfermidades”; isso ocorre devido “à negligência”;
Nota: 9/10

O mesmo ocorre na segunda tese: “devido à falta” e “e à ausência de políticas…”.
Nota: 9/10