Vinícius Alves da Silva

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

9/10

Redação – Equidade de Gênero

Gostaria de parabenizá-lo pelo seu constante progresso nas redações. Suas habilidades de escrita estão claramente evoluindo, e estou impressionado com seu desempenho. Aqui estão alguns comentários e sugestões para continuar melhorando:

Letra e Tamanho da Letra: Durante o dia do ENEM, preste atenção à sua caligrafia e ao tamanho da letra. As provas têm requisitos mínimos e máximos de linhas a serem preenchidas. Portanto, é importante que você ajuste sua letra para atender a essas diretrizes.

Cautela na Hora de Passar a Limpo: Lembre-se de que você não precisa ter pressa ao passar seu texto a limpo. Dedique tempo para revisar e garantir que sua escrita esteja clara e legível.

Introdução: Sua introdução foi bem construída, mas você poderia ter evitado utilizar a linha 09, mantendo-a em 7 linhas. Isso ajudaria a economizar tempo e garantir que sua redação atenda aos requisitos de extensão.

Contextos Relevantes: A escolha de seus contextos, como o Ministério do Trabalho e o regime de Vargas, foi excelente para o primeiro argumento. Isso demonstra sua compreensão da história e da evolução das questões de gênero no Brasil.

Competência 1 (Domínio da Língua): 180 pontos

Competência 2 (Compreensão da Proposta): 180 pontos

Competência 3 (Organização de Ideias): 180 pontos

Competência 4 (Mecanismos Linguísticos): 200 pontos

Competência 5 (Proposta de Intervenção): 160 pontos

Nota: 900/1000

Aula 58 – Prática de Argumentação

Aula 54 – Prática de Conclusão

Aula 50 – Prática de Introdução

Aula 46 – Prática de Argumentação

Aula 43 – Prática de Argumentação

1º SIMULADO – ENEM 2023

1º DIA
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2º DIA
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REDAÇÃO
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REDAÇÃO

Durante a Era Vargas vários trabalhadores adquiriam incontáveis direitos trabalhistas, como aumento salarial, férias remuneradas e melhor ambiente de trabalho. Entretanto, mesmo após todos os decretos, os trabalhadores docentes encontram-se distante da realidade proposta por Vargas, logo que, a falta de normas trabalhistas eficientes e fiscalização delas e Infraestrutura atrativa dificultam a valorização do trabalho acadêmico no brasil.

Segundo a Constituição Cidadã, O Poder executivo tem a obrigação de proporcionar e averiguar se os direitos trabalhistas estão sendo regulamentados. Entretanto, o Governo, agrupado com o Ministério do Trabalho, não criam normas trabalhistas eficientes, juntamente, não as fiscaliza para que os trabalhadores docentes tenham direitos básicos, como aumento salarial e férias remuneradas, para que atraia os profissionais para o campo educacional. Consequentemente, os centros de ensinos sofrerão com a falta de educadores e, futuramente, o fechamento dos estabelecimentos.

Em segundo plano, é de extrema importância dialogar que o Estado, juntamente com o Ministério da Educação, não investe nas infraestruturas escolares para garantir o melhor ambiente de trabalho possível, como a inserção de novas tecnologias à educação, o que acaba tornando um fator repulsivo pra os profissionais que querem entrar no campo acadêmico. Nesse cenário, o documentário Dia para nascer feliz retrata nitidamente os fatores repulsáveis das escolas, onde vários professores abandonam as escolas pela infraestrutura indecente, que, em muitas das vezes, não apresenta um ambiente propício de trabalho. Por conseguinte, os educadores saíram do centro de educação e, posteriormente, acarretará na evasão escolar forçada do aluno pela falta de profissionais na escola.

Portanto, é obrigação do Governo, juntamente com o Ministério do Trabalho, crie e fiscalize novas normas trabalhista voltadas aos educadores, como aumento salarial e das férias, com o intuito de atrair novos profissionais para o campo acadêmico. Por fim, é dever do Estado, agrupado com o MEC, invista na infraestrutura escolar, com a inserção de novas tecnologias, com a finalidade de proporcionar o melhor ambiente de trabalho aos profissionais do centro escolar. Assim, o trabalho dos professores terá seu devido valorização.

  1. Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita – 160 pontos O texto apresenta alguns desvios da norma culta, como concordância e regência inadequadas. Algumas frases também poderiam ser mais bem estruturadas para maior clareza.
  2. Competência 2: Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento – 180 pontos O autor compreende a proposta da redação e faz uma conexão com a Era Vargas, abordando o contexto histórico e os direitos trabalhistas. Poderia haver uma exploração mais aprofundada dos conceitos relacionados ao tema.
  3. Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 180 pontos O texto apresenta informações relevantes sobre a falta de normas trabalhistas eficientes e a infraestrutura inadequada nas escolas, mas faltam dados concretos ou exemplos para embasar os argumentos.
  4. Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200 pontos O texto utiliza recursos linguísticos de forma razoável, mas poderia apresentar uma maior variedade vocabular e uma articulação mais fluente dos argumentos.
  5. Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 180 pontos A proposta de intervenção é apresentada, mas poderia ser mais detalhada e conter um plano de ação mais elaborado.


Nota Final: 900

A redação apresenta uma abordagem competente do tema, mas há espaço para aprimoramento em aspectos como o domínio da norma culta, a argumentação com base em dados concretos e a elaboração da proposta de intervenção. No entanto, o texto demonstra uma compreensão do tema e apresenta uma proposta de intervenção pertinente. Parabéns pelo esforço e continue praticando para aprimorar suas habilidades na escrita! Se precisar de mais ajuda, estou aqui para auxiliá-lo.

9/10

Aula 34 – Redação

Vinícius, parabenizo-o por sua habilidade de escrita e pela estrutura adequada presente ao longo do texto. No entanto, gostaria de fazer uma sugestão de correção para a conclusão, que acabou ficando curta devido a uma má administração estrutural do conteúdo. Para otimizar sua conclusão, sugiro o seguinte:

No último parágrafo, você pode reforçar sua tese de forma concisa, destacando os principais argumentos apresentados. É importante resumir de maneira sucinta as informações mais relevantes, reafirmando a importância do tema em discussão, que é o Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS), e a necessidade de aprimoramento do sistema.

Em seguida, você pode encerrar seu texto com uma reflexão final, apontando para a importância da conscientização da sociedade sobre a relevância do SUS, bem como a necessidade de políticas públicas efetivas para garantir um sistema de saúde de qualidade para todos os cidadãos brasileiros. Dessa forma, sua conclusão será mais consistente e proporcionará uma finalização sólida ao seu texto.

Lembre-se de revisar sua redação para corrigir eventuais erros de ortografia e gramática. Com essa reestruturação da conclusão, você conseguirá consolidar de maneira mais eficiente os argumentos apresentados e dar uma conclusão adequada ao seu texto sobre o Sistema Único de Saúde do Brasil.

Competência 1 – 180 pontos: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.

Competência 2 – 200 pontos: Demonstra excelente compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma consistente argumentos relevantes e com total domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 200 pontos: Demonstra ótima capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos consistentes, bem fundamentados e articulados de forma coerente.

Competência 4 – 180 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 140 pontos: Elabora de forma adequada proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 900/1000

9/10

Aula 32 – Redação

As rasuras me impediram de compreender o final da introdução; você pretendia dizer “democratizar o sistema de aprendizado?” Fora este pequeno detalhe, a introdução está excelente. 

Em seu primeiro argumento você utiliza a palavra “equitativo” novamente, já que na ela também aparece na tese de sua introdução (linhas 05 e 09). Não consegui compreender a palavra entre “uma” e “escolar” (linha 14).

O trecho da linha 19 precisa ser reescrito: “Nesse cenário, o documentário, de 2007, “Pro dia nascer feliz” retrata de maneira […].

Competência 1 – 180 pontos – Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.

Competência 2 – 200 pontos – Demonstra excelente compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma consistente argumentos relevantes e com total domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 180 pontos: Demonstra ótima capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos consistentes, bem fundamentados e articulados de forma coerente.

Competência 4 – 180 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 160 pontos: Elabora de forma adequada proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Nota: 900/1000

8.4/10

Aula 26 – Redação

Vinícius no início do seu texto você quis utilizar o termo “como” ou “com o surgimento e a consolidação do capitalismo”? Ainda na introdução eu não sei se o uso do termo “mendigar” seja o melhor ou mais adequado para se utilizar no texto dissertativo argumentativo, talvez fosse possível formalizar mais esse trecho.  perceba também que na tese você utiliza “os moradores de rua” e depois o verbo receber, deixando evidente o erro de concordância.

No primeiro parágrafo argumentativo o uso da crase está ausente na linha 12 – “um paralelo à Obra; ou um paralelo em relação à Obra”. 

140 pontos – Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.

160 pontos – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto argumentativo-dissertativo, com proposição, argumentação e conclusão.

200 pontos – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

140 pontos – Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

200 pontos – Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 840/1000

Atividade 07 – Conclusão

Correção

Vinícius, as atividades estão excelentes. Todas as conclusões possuem os elementos necessários e desenvolvem bem o que foi proposto pelos problemas apresentados nas teses. No entanto, é necessário ter atenção, por exemplo, com a acentuação gráfica. Palavras como “ministério” e “auxílio” estão escritas de forma incorreta.

Além disso, na segunda atividade, a crase na linha 7 está incorreta. Note que a palavra “céu” é masculina, portanto não admite o uso de crase.

Nota:  9/10

Atividade 06 – Redação

Correção

Vinícius, sua introdução está excelente, possui todos os elementos necessários e tem uma tese que apresenta problemas condizentes com o que foi proposto, não só pelo tema, mas também pelo que está explícito na conclusão que já estava pronta nessa atividade. Note que, na linha 10, no primeiro argumento, há um erro de concordância. Sugiro também algumas pequenas modificações, perceba: “Todos os brasileiros devem ter o direito ao sistema de tratamento de esgoto, água potável e condições básicas à dignidade humana”. O termo “território” na linha 22 está sem acentuação gráfica.

Nota: 8/10

Atividade 05 – Argumentação

Correção

Na linha 01 o termo “negligência” está sem acentuação gráfica. Na linha 06 o termo “homogênea” está incorreto. Na linha 07, remova a sentença “das demais”. Na linha oito é possível evitar a repetição dos termos sofrem e sofrerão.

Nota: 6/10

Atividade 04 – Introduções

Correção

Vinícius, atividade de  introdução, sobre o Acesso Saúde de qualidade aos brasileiros, está excelente os problemas na tese foram muito bem definidos e, Além disso, utilizar a constituição foi uma excelente ideia. 

Nota:  10/10

Atividade 03 – Conclusão

Correção

Vinícius a primeira parte da sua conclusão ficou muito bem feita só a atenção para falta de acentuação na palavra “rígidas”. Na sequência na quarta linha após o conectivo você criou uma pequena confusão ao iniciar já com o termo “trabalho” seria interessante formalizar mais a sentença por exemplo: 

“Além disso, é necessário que o governo federal, em parceria com o Ministério da Educação, realize trabalhos específicos em periferias e áreas marginalizadas, a fim de conscientizar os alunos dessas regiões menos abastadas…”

Nota: 8/10

Atividade 01 – Desenvolvendo Teses

Correção

Na primeira atividade, sobre doenças mentais – “[…] se tornam (a falta de reconhecimento e a ausência de ações – sujeito composto)”; o mesmo vale para a atividade seguinte.

Nota: 8/10