Roberta Caetano Araújo

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

Aula 58 – Prática de Argumentação

Aula 50 – Prática de Introdução

Aula 46 – Prática de Argumentação

Aula 43 – Prática de Argumentação

7.6/10

Aula 32 – Redação

Vamos aprimorar a introdução para incluir a tese no final e desenvolver o texto de forma mais consistente. Veja um exemplo:

“O fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) é uma demanda urgente e imprescindível para garantir o direito à saúde de todos os cidadãos brasileiros. Consagrado constitucionalmente pela Constituição Federal de 1988, também conhecida como Constituição Cidadã, o SUS visa assegurar o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde. No entanto, a realidade nacional evidencia uma distância considerável entre o que é preconizado em lei e a efetiva oferta de cuidados e assistência à população. É preocupante constatar que diversas regiões do país ainda enfrentam carências significativas em infraestrutura de saúde, prejudicando o acesso adequado aos serviços essenciais. Além disso, a falta de investimentos e a ausência de políticas inclusivas dificultam a promoção de um sistema de saúde abrangente e acessível para pessoas com necessidades especiais.”

Para atingir a nota máxima na competência 3, é essencial apresentar informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto de forma consistente e organizada, defendendo um ponto de vista. O projeto de texto é fundamental para sustentar uma tese bem fundamentada e consistente.

Lembre-se de ao longo do desenvolvimento do texto apresentar elementos das várias áreas do conhecimento, como dados históricos, estatísticas, pensadores sociólogos, filósofos, obras cinematográficas, literárias, pinturas e reflexões filosóficas. Esses elementos complementam e demonstram um repertório sócio-cultural.

Competência 1 – 160 pontos: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 160 pontos: Demonstra boa compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma coerente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 140 pontos: Demonstra capacidade mediana de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, mas com algumas inconsistências ou limitações na articulação.

Competência 4 – 160 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 140 pontos: Elabora de forma satisfatória proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação mediana à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 760/1000

Atividade 05Argumentação

Correção

Roberta, o seu parágrafo está muito bem construído, principalmente as três primeiras linhas. Entretanto, observe que na linha 4 o termo “resulta” deveria concordar com os termos “prevenção” e “tratamento”, ou seja, no plural. Na sequência, seria interessante dizer que esse tratamento não é voltado para as pessoas em si, mas sim oferecido às pessoas que sofrem com problemas relacionados à saúde mental. Por último, a repetição do termo “pessoas” poderia ter sido evitada.

Nota: 7/10

Atividade 02Desenvolvendo Teses

Correção

Na atividade sobre exploração trabalhista eu substituiria o termo “novo”, veja: “[…] mercado de trabalho e o lamentável desemprego estruturalmente enraizado”.

Na atividade sobre classes sociais se você assume que não há medidas para reverter o cenário, como faria o restante do texto e a conclusão?

O final da última atividade parece estar solto na sentença.

Nota: 6/10