Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.
Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0
Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver.
Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI
A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.
Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.
https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/
Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.
Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI
Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado
Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.
Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022
Redação – Preservação da Biodiversidade
Rafael, no início da sua redação você diz “No período do século VXIII (os algarismos estão invertidos – XVIII), onde a população mundial…”
Além da inversão dos algarismos romanos existe uma certa redundância perceba um século já é um período. Ao passar seu texto a limpo no dia da prova do Enem em especial tente não ultrapassar a sétima linha na introdução isso poderia ser feito enxugando um pouquinho o contexto ou removendo alguns modalizadores para que tudo coubesse na linha 7. Use um parágrafo para cada argumento e analise todos os aspectos possíveis. Uma dica importante é pensar em uma frase principal para cada parágrafo, e a partir disso desenvolver um argumento completo em cada frase. Faça também o planejamento do seu texto; estruture o raciocínio. Ao fazer isso, você também está dando forma à estrutura da sua redação.
Competência 1 (Domínio da Língua): 180 pontos
Competência 2 (Compreensão da Proposta): 160 pontos
Competência 3 (Organização de Ideias): 160 pontos
Competência 4 (Mecanismos Linguísticos): 200 pontos
Competência 5 (Proposta de Intervenção): 160 pontos
Nota: 860/1000
2º SIMULADO – ENEM 2023
1º SIMULADO – ENEM 2023
Aula 34 – Redação
Rafael, sua introdução possui os elementos fundamentais bem desenvolvidos e fez uma boa escolha de repertório para essa construção. No entanto, esteja atento, pois a crase na linha 5, na sentença “pela falta de prédios”, está incorreta. Além disso, o uso do termo “prédios” pode não ser a melhor escolha para essa sentença em si. Talvez esse trecho pudesse ser melhor formalizado.
Outro ponto a ser considerado, Rafael, é a escolha do segundo problema da tese. Talvez a atribuição de piso salarial aos professores não esteja diretamente ligada à democratização do sistema educacional brasileiro em si, mas sim à reestruturação da carreira dos profissionais do sistema.
Ao fazer as próximas relações do Enem, esteja atento para não tangenciar o tema ou escolher conteúdos que abordem de maneira muito distante do cerne do que é pedido pelo tema da redação. Certifique-se de manter-se focado no tema central e evitar dispersões desnecessárias.
Competência 1 – 180 pontos – Demonstra ótimo domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com raros desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 – 200 pontos – Demonstra excelente compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma consistente argumentos relevantes e com total domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 – 160 pontos: Demonstra boa capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, porém com algumas inconsistências ou limitações na articulação.
Competência 4 – 140 pontos: Articula de forma satisfatória as partes do texto, com algumas repetições, e apresenta um repertório razoavelmente diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 – 180 pontos: Elabora de forma muito boa proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada de maneira adequada à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 860/1000
Aula 26 – Redação
Rafael, sua introdução possui todos os elementos fundamentais, mas também apresenta alguns erros que precisam ser corrigidos urgentemente. Os verbos terminados em “ão” referem-se ao futuro, enquanto os verbos terminados em “am” referem-se ao passado. Portanto, em vez de “instituições do governo que forneçam”, corrija para “instituições do governo que fornecem”. Além disso, alguns termos estão repetidos, como “pessoa” e “vida”, mesmo na introdução.
A vírgula na segunda linha do primeiro argumento está incorreta, e na sequência a palavra “nível” está sem acentuação gráfica. Após o termo “ligado” na terceira linha do primeiro argumento, utilize também a crase.
As duas primeiras linhas do segundo parágrafo de argumento podem ser mais formalizadas, principalmente o trecho final: “uns ricos até demais e outros chegarem a um nível tão crítico”. Veja o exemplo a seguir: “Somado a isso, tendo em vista que a sociedade brasileira vive em uma situação de desigualdade extrema, evidenciando um abismo social e econômico entre as classes, é notável a existência crescente de moradores em situação de rua”.
Esteja atento ao uso de termos sem acentuação gráfica ou escritos de maneira inadequada. Isso ocorre também em sua conclusão, por exemplo, o termo “dormitórios” na segunda linha, o termo “básico” na quarta linha e o uso de palavras vagas, como “algo”.
Competência 1 – 140 pontos – Demonstra bom domínio parcial da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 – 160 pontos – Demonstra boa compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma coerente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 – 140 pontos: Demonstra capacidade mediana de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, mas com algumas inconsistências ou limitações na articulação.
Competência 4 – 140 pontos: Articula de forma satisfatória as partes do texto, com algumas inadequações, e apresenta um repertório razoavelmente diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 – 120 pontos: Elabora de forma mediana proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação limitada à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 700/1000
Correção
Rafael, a sua introdução está muito bem desenvolvida e possui todos os elementos fundamentais. Parabéns! Atenção para a linha 6, nela a palavra “denúncias” está grafada sem acentuação gráfica. Nas linhas 10 e 11, é preciso fazer uma pequena reescrita para que o período seja realmente formal. Já que na linha 10, em especial, parece que você, ao utilizar “te”, dialogou diretamente com o interlocutor. Esse tipo de silepse prejudica muito a formalização da linguagem e também a compreensão do texto. Na linha 15, eu removeria o trecho “em geral”, pois você já está falando de saneamento básico. No segundo parágrafo argumentativo, a palavra “já” está grafada sem acentuação gráfica no início da linha 21. Eu substituiria o conectivo “pois” por algum outro e, na sequência, colocaria a vírgula.
Nota: 7.5/10
Correção
Lembre-se do espaço de parágrafo. Na linha 03 o termo “aderidas” talvez não seja o melhor. O conectivo “entretanto” está grafado incorretamente, além disso use vírgula logo após o conectivo. Na linha 06 o uso do termo “normal” é uma escolha ruim para esse tipo de tema, seria melhor alterar a sentença. O mesmo vale para o termo “doente” na última linha.
Nota: 5/10
Correção
Rafael, na linha 3 o uso do termo “que” está inadequado. Não inicie frases com esse termo. Seria interessante também mencionar que o SUS deveria trazer acesso. Evite também o uso do termo pessoa em suas redações. atenção para ortografia da palavra “impossível”.
Seu estilo de escrita é bom e bem desenvolvido, entretanto, existem muitos traços da linguagem oral em seu texto, leia outras redações.
Nota: 7/10
Correção
Rafael, Note que em sua conclusão você utilizou a palavra estado na linha 1 e também na linha 3 perceba que ambas têm o mesmo sentido, logo ambas devem estar com letra maiúscula, Além disso seria interessante evitar essa repetição. Na sequência e ainda na linha 3 existe a ausência de um conectivo. por fim seria também interessante reformular o final da linha 6 e E toda a linha 7 principalmente para evitar a repetição dos termos classe e a confusão possível na leitura desse trecho.
Nota: 8/10
Correção
No primeiro trecho seria interessante adicionar um modalizador – “é, infelizmente, muito comum entre os membros de nossa sociedade”; Estado com letra maiúscula para significar país/governo;
Nota: 9/10
Na segunda atividade veja “Assim, essa fato”; políticos têm (o acento marca o plural na palavra tem – ele tem, eles têm); O caso de imigrantes (retire o desses).
Nota: 8/10