Letícia Silva Corgosinho

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

Aula 58 – Prática de Argumentação

Aula 50 – Prática de Introdução

Aula 46 – Prática de Argumentação

Aula 43 – Prática de Argumentação

1º SIMULADO – ENEM 2023

1º DIA
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2º DIA
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REDAÇÃO
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REDAÇÃO

Em primeiro lugar, cabe ressaltar que a falta de informação da sociedade brasileira é o principal catalizador da problemática. Mesmo com os grandes avanços tecnológicos para a comunicação e acesso a informações, a população não dá importância a alguns assuntos,como a valorização do trabalho docente no brasil. A desvalorização social e salarial, juntamente com a falta de incentivo governamental são grandes coadjuvantes que agravam quadros desse problema.

Primeiramente, de acordo com muitos educadores, a relação entre professor e aluno se encontra comprometida em razão de vários fatores, dentre eles a perda do respeito pelo professor, pois é notável a depreciação por parte da sociedade e dos aluno. Além disso, há também a desvalorização salarial, A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou um relatório mostrando que a remuneração dos professores no Brasil é bem mais baixa do que a média dos países membros da organização.

Outro aspecto importante é o governo não dar apoio aos educadores nas escolas, além do piso salarial, que de acordo com geografo Milton Santos, a desvalorização pedagógica no Brasil se dá, principalmente, pelo salário inapropriado, devido à percepção de ser uma profissão inferior quando comparada à engenharia e medicina, a falta de investimento na educação restringe o exercício pleno da docência, desvalorizando-a por não promover a manutenção da estrutura básica para sua realização, encontrando assim, por exemplo, salas desestruturadas.

Portanto faz-se necessário que a população tome consciência dessa situação, sendo o governo, através do Ministério da Educação, o responsável por promover campanhas, que podem ser veiculadas nas mídias, com cartazes em ambientes públicos e palestras nas escolas, enaltecendo a contribuição da educação e dos professores na melhoria da sociedade, além de manifestações para melhores salários e condições de trabalho.

  1. Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita – 140 pontos O texto ainda apresenta algumas inadequações na norma culta da língua escrita, como erros de concordância e pontuação. É necessário revisar a escrita para torná-la mais correta e coesa.
  2. Competência 2: Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento – 160 pontos O autor demonstra compreensão da proposta e faz uso de conceitos relevantes para abordar a valorização do trabalho docente, como a relação entre professor e aluno e a questão salarial dos educadores.
  3. Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160 pontos O texto apresenta argumentos pertinentes sobre a desvalorização do trabalho docente, embora a organização das ideias ainda possa ser aprimorada para tornar a argumentação mais consistente.
  4. Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 180 pontos A estruturação das frases e parágrafos poderia ser mais clara e coesa, o que melhoraria a fluidez e a compreensão do texto.
  5. Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 160 pontos


Nota Final: 800

8.8/10

Aula 32 – Redação

Letícia, você inicia a introdução a respeito do sistema educacional, mencionando uma problemática, mas a problemática em si não é apresentada nas duas primeiras linhas do texto. Na verdade, palavras são utilizadas como sinônimos ou quase sinônimos, e o termo “educacional” só aparece na linha 5.

Lembre-se que a estrutura da sua introdução deve possuir, no máximo, oito linhas.

O repertório sociocultural utilizado, o período colonial e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação foram escolhas muito assertivas. Isso trouxe ao texto um valor argumentativo muito forte. Lembre-se sempre de, após durante os parágrafos, adicionar conectivos, pois isso irá facilitar a compreensão do texto e melhorar a fluidez da leitura.

Competência 1 – 180 pontos – Demonstra ótimo domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com raros desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 200 pontos – Demonstra excelente compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma consistente argumentos relevantes e com total domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 180 pontos: Demonstra ótima capacidade de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos consistentes, bem fundamentados e articulados de forma coerente.

Competência 4 – 140 pontos: Articula de forma satisfatória as partes do texto, com algumas repetições, e apresenta um repertório razoavelmente diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 180 pontos: Elabora de forma muito boa proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada de maneira adequada à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 880/1000

Atividade 05Argumentação

Correção

Na linha 03, verifique a concordância – “O direito à saúde de qualidade não está sendo respeitado”. A sentença que se inicia no final da linha 06 e termina na linha 07 em “não são eficazes” poderia ser reescrita, veja: “que, mesmo quando estabelecidos, pouco tem sido eficazes, já que passam por etapas morosas, burocráticas e desvios”. Remova a vírgula da linha 09. Verifique também a concordância dos elementos na linha 09 e 10.

Nota: 7/10