Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.
Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0
Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver.
Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI
A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.
Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.
https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/
Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.
Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI
Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado
Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.
Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022
Aula 34 – Redação
Paola, vamos melhorar a sua redação, prestando atenção à linguagem e à estrutura do texto. Na introdução, é importante evitar o uso da primeira pessoa do plural, que se refere a “nós”. Podemos reconstruir o início da sua introdução da seguinte maneira:
“O Brasil, historicamente e no período contemporâneo, apresenta-se como um país marcado por uma profunda desigualdade social…”
Além disso, é recomendável evitar o uso de termos coloquiais ou informais em um texto dissertativo-argumentativo. No trecho “carinhosamente conhecido”, é necessário utilizar uma linguagem mais formal. Em vez disso, você pode construir uma sentença como “ele é conhecido por auxiliar a instituição, enquanto o órgão governamental promove principalmente assistência às parcelas populacionais pertencentes às classes menos favorecidas”.
É importante também prestar atenção à estrutura das frases e à clareza das ideias. Certifique-se de que suas sentenças estejam bem construídas e que a sua argumentação seja apresentada de forma organizada e coerente ao longo do texto. Para atingir a nota máxima na competência 3, é essencial apresentar informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto de forma consistente e organizada, defendendo um ponto de vista. O projeto de texto é fundamental para sustentar uma tese bem fundamentada e consistente.
Paola, uma sugestão importante é revisar as aulas de redação disponíveis no drive do cursinho. Essas aulas podem fornecer orientações valiosas sobre os aspectos fundamentais da escrita, como estrutura do texto, uso adequado da linguagem formal e construção de argumentos sólidos.
Ao revisar essas aulas, você terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre técnicas de escrita e desenvolvimento de redações mais eficientes. Além disso, você poderá aprender estratégias específicas para melhorar a clareza, coesão e coerência do seu texto. Não deixe de aproveitar os recursos disponíveis para fortalecer suas habilidades em redação. A revisão das aulas certamente contribuirá para o aprimoramento das suas produções textuais.
Competência 1 – 120 pontos: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 – 120 pontos: Demonstra boa compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma coerente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 – 140 pontos: Demonstra capacidade mediana de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, mas com algumas inconsistências ou limitações na articulação.
Competência 4 – 140 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 – 120 pontos: Elabora de forma satisfatória proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação mediana à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 640/1000
Aula 32 – Redação
Paola, é necessário formalizar muito mais a linguagem da sua redação para que esteja adequada ao que o Enem espera. Na introdução, por exemplo, é possível fazer uma reconstrução deixando claro do que se trata o tema, adicionando conectivos e construindo uma tese que seja capaz de prever dois problemas que serão discutidos nos parágrafos seguintes e posteriormente resolvidos na conclusão.
Veja o exemplo a seguir:
O sistema educacional brasileiro, estabelecido como público, universal e gratuito somente após as reformas constitucionais mais recentes, sobretudo com a Constituição de 1988, também conhecida como “Constituição Cidadã”, apresenta inegavelmente inúmeras falhas em relação à sua extensão quando comparada à capacidade de acesso inclusivo e democrático à população. Assim, torna-se evidente que os problemas estruturais relacionados à falta de investimento, somados à evasão escolar e à incapacidade operacional do governo em distribuir educação por todo o território, agravam toda a problemática em questão.
Ao produzir a redação do Enem evite utilizar a primeira pessoa do plural e incluir-se frequentemente no texto, como aconteceu, por exemplo, no início do segundo parágrafo (linha 6). Além disso, lembre-se de utilizar conectivos após os pontos finais nas sentenças dentro dos parágrafos. Por fim, os conectivos que iniciam a sua conclusão foram utilizados de maneira adequada.
Sentenças como “teria que dar uma atenção maior”, utilizada na linha 22 da conclusão, precisam ser de fato formalizadas para se adequarem à linguagem necessária à redação.
Veja o exemplo:
Portanto, é fundamental que o governo forneça uma maior atenção às escolas, principalmente em áreas periféricas ou isoladas dos grandes centros urbanos, realizando investimentos superiores aos estabelecidos pelo piso mínimo.
Competência 1 – 120 pontos – Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 – 140 pontos – Demonstra compreensão e análise crítica parciais do tema, com argumentos relevantes, porém com algumas inconsistências e limitações no texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 – 120 pontos: Demonstra capacidade parcial de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos limitados, com inconsistências e fragilidades na articulação.
Competência 4 – 120 pontos: Articula de forma mediana as partes do texto, com inadequações, e apresenta um repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 – 100 pontos: Elabora de forma parcial proposta de intervenção, relacionada ao tema, porém com uma articulação insuficiente à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 600/1000
Correção
É altamente recomendado iniciar com a contextualização, que pode ser histórica, sociológica, social, filosófica ou mesmo conceitual. Nesse texto em especial, você poderia ter utilizado, por exemplo, a Constituição para realizar a contextualização de sua introdução. Ao fim da linha 3, você utilizou os termos “aqui vemos”, que derivam da oralidade. Um fenômeno muito parecido acontece também na linha 5, onde é mencionado “o povo brasileiro vai atrás dos seus direitos”.
Paola, no primeiro argumento, você parece estar realizando, na verdade, entre as linhas 7 e 11, a conclusão do seu texto, apontando propostas de solução e não apresentando, de fato, os problemas relacionados à tese ao tema. Na linha 14, você utiliza os termos “regido a décadas atrás”. Note que, nesse trecho, há dois erros: nesse caso, utiliza-se o termo “há” de haver-existir, e, portanto, é redundante apresentar o termo “atrás”. Além disso, a contextualização no final do primeiro argumento em relação à Revolta da Vacina parece favorecer a indignação em relação ao não uso da vacina por parte da população. Sugiro reescrever este trecho.
Na sequência, no segundo argumento, evite utilizar o termo “coisa”. Prefira termos como “fatores, elementos, fenômenos”.
Nota: 6/10