Júlia Elisa Couto Barros

Atividades Extracurriculares

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Trailer: https://youtu.be/pMNArpFZXk0 

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. 

Trailer: https://youtu.be/a7c5ReE70tI 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

https://youtu.be/7wHNxOohoPA

Em Mandela – O Caminho Para a Liberdade, inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-204700/trailer-19534921/

Revisão de Redação: Playlist completa para quem deseja fazer a revisão de todo conteúdo relacionado à redação do ENEM. Caso você tenha perdido alguma aula ou deseja aprofundar em algum tópico específico esse conteúdo é o ideal.

Assistir: https://youtu.be/Zmxr4f-7voI

Data de publicação: 5-06-2020
Local de publicação: Brasil
Produçaõ e Edição: Flávio Machado

Leia na íntegra redações nota 1000 do Enem 2022. Observar textos nota máxima é uma boa forma de entender o que a banca avaliadora espera do candidato. O resultado do exame está disponível desde fevereiro, mas somente nesta segunda-feira (10) os espelhos dos textos foram liberados.

Acessar: Guia do Estudante – Espelhos 2022

7.8/10

Aula 34 – Redação

Júlia, embora sua introdução apresente os três elementos fundamentais e estruturais, o conteúdo está um pouco difuso. Seria interessante estabelecer um paralelo mais claro com a realidade brasileira e, em seguida, apresentar uma tese mais forte.

“A realidade brasileira, por sua vez, contrasta significativamente com o cenário proposto pelo escritor. O acesso universal e democrático à saúde pública não é uma realidade no país, devido à falta de investimentos adequados no SUS por parte do Estado, assim como à carência na formação e contratação de novos profissionais para suprir a demanda nessa área”.

Para alcançar a nota máxima na competência 3, é essencial apresentar informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto de forma consistente e organizada, defendendo um ponto de vista claro. O projeto de texto é fundamental para sustentar uma tese bem fundamentada e consistente.

Além dessas correções, aqui estão algumas sugestões adicionais: procure aprimorar a linguagem, evitando termos informais ou coloquiais. Utilize uma estrutura de parágrafos mais clara e organize melhor as ideias ao longo do texto. Busque ampliar seu repertório sociocultural por meio de leituras, pesquisas e outras formas de conhecimento.

Competência 1 – 180 pontos: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 160 pontos: Demonstra boa compreensão e análise crítica do tema, articulando de forma coerente argumentos relevantes e com bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 120 pontos: Demonstra capacidade mediana de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos relevantes, mas com algumas inconsistências ou limitações na articulação.

Competência 4 – 160 pontos: Articula de forma muito boa as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 160 pontos: Elabora de forma satisfatória proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação mediana à discussão desenvolvida no texto.

 

Nota: 780/1000

6.8/10

Aula 32 – Redação

Júlia produzir a redação do Enem evite iniciar com elementos que são parte do senso comum o tema atualmente, por exemplo poderia ser apenas removido do texto assim dando um caráter mais formal a sua introdução.  lembre-se que a introdução da relação do Enem ela possui elementos estruturais que são esperados a presença de um contexto seja ele social econômico histórico uma citação um filme um livro por exemplo conectivo, que no caso da sua introdução está bem apresentado, E por que uma tese que a presidente dois problemas bem distintos que serão discutidos cada um deles nos parágrafos a seguir respectivamente. 

Seria interessante Júlia que você fizesse revisão de algumas aulas anteriores que foram apresentadas no curso em relação à estrutura de cada um dos parágrafos para que o uso de coletivo dentro dos parágrafos esteja adequado para que a divisão deles também esteja adequada e para que o conteúdo das várias áreas ou seja o uso de um repertório sociocultural seja de fato produtivo e relacionado com seu texto.

Competência 1 – 160 pontos: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – 140 pontos: Demonstra compreensão e análise crítica parciais do tema, com argumentos relevantes, porém com algumas inconsistências e limitações no texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – 120 pontos: Demonstra capacidade parcial de construção argumentativa, apresentando informações, exemplos e fatos limitados, com inconsistências e fragilidades na articulação.

Competência 4 – 140 pontos: Articula de forma satisfatória as partes do texto, com algumas inadequações, e apresenta um repertório razoavelmente diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – 120 pontos: Elabora de forma mediana proposta de intervenção, relacionada ao tema e com uma articulação limitada à discussão desenvolvida no texto.

Nota: 680